Iniciativa promove ações culturais no Vale do Taquari

Lajeado

Iniciativa promove ações culturais no Vale do Taquari

Univates auxilia na formatação de projetos artísticos

Iniciativa promove ações culturais no Vale do Taquari
Lajeado

Festival Som das Pedras, Jovens Poetas, Noite Cultural com orquestra, dança e teatro são alguns dos projetos realizados pelo Núcleo de Cultura e Eventos da Univates. A facilitação do acesso às leis de incentivo à cultura é comandada por uma equipe que coordena a parte administrativa e financeira da produção artística.

Conrado Schwanbach é o responsável técnico pelos projetos culturais do Setor de Cultura e Eventos. Afirma que os mesmos possibilitaram restaurar os vitrais e painéis sacros da Igreja Matriz Santo Inácio de Loyolla. “Há um aumento desta procura e existe demanda, pois é um recurso de incentivo à cultura.”

Assim como a Lei Rouanet, o Sistema Pro-Cultura oferece editais para projetos, focando no desenvolvimento cultural da região. Neste ano, foram dois projetos realizados por esse mecanismo. Quatro outros estão em assessoria e três propostas foram encaminhadas pela Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates). Um dos projetos da mantenedora foi aprovado e dois estão em trâmite interno.

Esse tipo de assessoria é realizado faz dez anos e auxilia na aprovação, execução e prestação de contas às empresas, entidades e órgãos investidores em iniciativas de fomento artístico. Podem contar com a assessoria agentes da cultura, produtores culturais, prefeituras, grupos folclóricos, músicos e artistas.

Para o Schwanbach, o cenário da cultura na região melhorou muito nos últimos anos. Observa um crescimento no número de apresentações e eventos, ligados principalmente aos movimentos artísticos. “Um exemplo é o investimento feito na concepção e construção de um dos mais modernos teatros do país. Estamos na rota dos grande espetáculos.”

Segundo ele, o setor necessita ainda ter uma melhor compreensão. “Muitas são as empresas que ainda desconhecem esses investimentos e benefícios fiscais de aderirem a projetos de cultura.”

Benefícios federais

Em novembro, o governo federal prometeu um aumento de 40% nos investimentos à cultura. O então ministro da Cultura, Marcelo Calero, apresentou o texto que compôs a Medida Provisória sobre a Lei do Audiovisual.

A legislação prevê que pessoas físicas e jurídicas invistam em projetos culturais em troca de benefício fiscal, nos limites de 6% e 4% do imposto devido, respectivamente.

Acompanhe
nossas
redes sociais