Eu Curto Teatro

Eu Curto

Eu Curto Teatro

Amor pelo teatro é o que move Tatiana Linhares, 38, moradora de Lajeado. A dedicação se traduz em diversos trabalhos nos palcos, entre eles, no Grupo de Teatro da Univates. Neste ano, a companhia apresentou os espetáculos O Vale dos…

Eu Curto Teatro
Vale do Taquari
CCR-aviso-ponte

Amor pelo teatro é o que move Tatiana Linhares, 38, moradora de Lajeado. A dedicação se traduz em diversos trabalhos nos palcos, entre eles, no Grupo de Teatro da Univates. Neste ano, a companhia apresentou os espetáculos O Vale dos Infortúnios e A História de Nós Dois. Em 2013, Tatiana deu um passo importante na carreira ao conquistar o registro profissional de atriz.

Como iniciou a atividade?

Desde a infância, quando entrei na escola, sempre foi algo que gostei de fazer. Participava das peças infantis quando tinha oportunidade. Minha profissão inicial é professora e, no desenvolvimento dela, continuei com teatro tanto em atuação quanto com os alunos.

Em 2007, conheci o Pablo Capalonga em um curso de formação para professores. Em 2008, ele foi convidado a trabalhar com o Grupo de Teatro da Univates, que na época estava um pouco parado. Ele sugeriu que me inscrevesse, pois percebeu que eu gostava de teatro. Foi quando vi a oportunidade. Desde então, não saí mais do grupo.

Por que pratica?

Estar no palco é uma emoção muito forte. Muitas pessoas podem seguir esse caminho pela fama, pela atenção e pelos aplausos. Isso não me apetece. Para mim, vai muito além disso. É sobre a troca, o envolvimento, o olho no olho com o público. E não é só aquele momento, e sim toda uma construção.

A apresentação é um pouco do que carreguei para chegar até ali. Foi toda uma história que construí daquele personagem. O resultado final é somente uma parcela de tudo isso. O teatro em si proporciona um desenvolvimento em nossas relações e isso é incrível, porque você passa a ver o mundo de forma diferente.

Aconselharia outras pessoas a praticar também? Por quê?

Por uma questão de expressão corporal, o teatro já traz benefícios para qualquer um. Seja para desinibição, para melhorar a comunicação, para se relacionar melhor com as pessoas. Mas, se ela visa somente sucesso e fama, não aconselho. É um trabalho árduo, que exige muita dedicação. A pessoa deve ter o teatro como profissão somente se acha que não pode viver sem aquilo.

Acompanhe
nossas
redes sociais