Daer promete retomar pavimentação

Vale do Taquari

Daer promete retomar pavimentação

Autarquia garante continuidade das obras em três trechos de rodovias no Vale

Daer promete retomar pavimentação
Vale do Taquari

O Daer anuncia a retomada das obras nos acessos municipais. De acordo com a autarquia, um recurso de R$ 222,5 milhões, proveniente de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), deve garantir a conclusão das pavimentações em 22 estradas.

Para a região, foi anunciada a destinação de recursos para a conclusão de três trechos: Boqueirão do Leão-Sério (início do calçamento); Arroio do Meio-Capitão e Sério. Um dos trechos mais esperados é a ligação entre os municípios de Arroio do Meio e Capitão, na ERS-482.

A pavimentação foi iniciada em 2014, e até agora apenas a terraplanagem em 3,2 km foi concluída, sendo que o trecho total é de 16,5 km. No comunicado do departamento, esse ponto é apontado como obra em andamento, no entanto, a realidade é diferente.

De acordo com o diretor da construtora responsável pela colocação do asfalto, Nilson Giovanella, os trabalhos pararam em abril. “É preciso assinar um aditivo para troca de pavimento.” Ele garante que o documento não acarreta um aumento de custo para execução do serviço. Giovanella afirma ainda que o trabalho está em fase inicial e longe de ser concluído. “Hoje só tem a terraplanagem e uma parte de rachão e falta fazer o asfalto em cima.”

Governo cauteloso

A promessa do Daer é fazer a cobertura asfáltica em 16,5km, mas o prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, se mostra pessimista. “Legalmente não tem como ser finalizado o asfaltamento, a verdade é que temos condições de fazer 3,2 km.” O problema, segundo ele, é que a empreiteira vencedora da licitação não tem condições de concluir a cobertura asfáltica.

O contrato com a Giovanella foi assinado em 2014, e determinava a empresa como responsável por 30% do valor total da colocação de asfalto. Com isso, ela pode reiniciar a pavimentação em um dos trechos, no entanto, não pode concluir os 16,5km. O custo total da reforma foi avaliado em R$ 16 milhões.

Confira os acessos prometidos pelo Daer

Boqueirão do Leão – Sério (início da pavimentação): 21,6 km

Sério: 22,8 km

Capitão – Arroio do Meio (ERS-482): 16,53 km

Acompanhe
nossas
redes sociais