Festival de dança folclórica propaga cultura

Nova Bréscia

Festival de dança folclórica propaga cultura

Durante 10 dias, artistas de seis países apresentam danças típicas da América Latina

Festival de dança folclórica propaga cultura

Cerca de 170 bailarinos de seis países da América Latina se apresentam em Nova Bréscia a partir de hoje, 2. A programação faz parte do 1º Festival Internacional de Danças Folclóricas Latino-Americanas de Nova Bréscia. O evento se estende até o dia 12 e conta com delegações do México, Chile, Bolívia, Paraguai e Argentina, além de dançarinos brasileiros.

A proposta de criar um festival típico no município surgiu durante a participação do Ballet Nova Bréscia Dança Show em espetáculos internacionais. A coordenadora do grupo, Gabriela Laste, considera o evento uma forma de agradecer a população do município. “É uma forma de retribuir ao povo bresciense que sempre colaborou financeiramente com o grupo.” Ela também ressalta o pedido de dançarinos. “Participamos de festivais internacionais e as delegações cobravam quando seria o nosso.”

Desde o ano passado, o grupo organiza o evento e conta com o auxílio de voluntários para tornar realidade o projeto. Segundo Gabriela, cerca de 50 pessoas trabalharão durante os dias de festival. “Existe um revezamento, com as pessoas trabalhando nos horários livres. Fora isso, tem as famílias que vão receber os artistas em suas casas.”

No dia 10, ocorre o show principal, chamado de Espetáculo de Gala do Festival, no Ginásio Municipal de Esportes. Serão duas horas de show com ingressos ao custo de R$ 10. Também estão previstas apresentações gratuitas em escolas e nas cidades vizinhas de Coqueiro Baixo e Anta Gorda.

Para Gabriela, essa ação permite à comunidade conhecer novas culturas. “A melhor maneira de conhecer um povo é através do seu floclore, ele como ciência comporta uma série de coisas.” Além da dança, ocorre uma feira gastrônomica com comidas e bebidas típicas.

Incentivo à cultura e economia

A coordenadora do Ballet Nova Bréscia destaca o impacto econômico do festival no município. “Os dançarinos vão gastar dinheiro na cidade, fomentando assim o comércio.” Ela destaca também a atração de turistas. “Muita gente de municípios vizinhos vem à cidade para assistir.”

Gabriela ressalta também o impacto cultural na população. “Temos muita gente envolvida na organização e isso gera relações de amizade entre os moradores e os turistas.”

Amanhã, 3, ocorre o baile de boas vindas no CTG Chaleira Preta, com ingressos a R$ 20.

Resumo da programação

Hoje
20h30min – Espetáculo de Dança – Praça da Matriz

Amanhã
8h15min – Oficinas de Dança – Centro Artístico
20h30min – Espetáculo de Dança – Praça da Matriz
23h – Festa de Boas Vindas – CTG Chaleira Preta

4/12
9h30min – Desfile das Nações – Avenida Bento Gonçalves (do Parque São Cristóvão até o Centro Administrativo)
19h30min – Aula de Zumba – Praça da Matriz

5/12
20h30min – Espetáculo de Dança – Escola Nova Bréscia

6/12
19h30min – Inauguração da Casa de Cultura
20h30min – Mostra Gastrônomica – Praça da Matriz

Acompanhe
nossas
redes sociais