Racha entre motos causa duas mortes

Fazenda Vilanova

Racha entre motos causa duas mortes

Vítimas foram um homem e um jovem

Racha entre motos causa duas mortes
Vale do Taquari

Crime previsto no Código de Trânsito, a disputa de corridas entre veículos em via pública causou duas mortes na noite de terça-feira, 29.

Duas motocicletas CG Titan disputavam um racha em um trecho de dois quilômetros na via lateral da rodovia, entre a entrada para o município e o trevo de acesso à Teutônia. Por volta das 21h15min, as motos atingiram um pedestre.

Caroneiro da motocicleta, o adolescente Márcio da Costa Schweitzer, 15, morreu no local do acidente. O pedestre Ildo José Brandão, 55, chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital.

Equipes do Samu e dos bombeiros prestaram socorro às vítimas. Os dois condutores, Sidimar Silas da Costa, 23, e Alexandre Luiz da Silva, 22, ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital de Estrela e os veículos recolhidos para o depósito do Detran.

A prática de rachas teve a pena ampliada em dezembro de 2014. Quem for flagrado praticando o ato está sujeito à prisão por seis meses a três anos, além de multa de R$ 2,9 mil, valor que pode ser dobrado em caso de reincidência.

Caso as corridas nas ruas causem lesões, a pena para quem promoveu o racha varia de três a seis anos de prisão. Se ocasionar mortes, sobe para cinco a dez anos. Nesse último caso, o condenado inicia a pena em regime fechado.

O Código Penal considera como homicídio doloso as mortes resultantes das disputas ilegais. A pena é de seis a 20 anos de detenção.

Redução nos casos

De acordo com o chefe substituto da PRF de Lajeado, Paulo Reni, foi o primeiro caso de racha registrado na BR-386 em Fazenda Vilanova. “Temos conhecimento de disputas em Lajeado, no trecho próximo à Fruki, onde atuamos para reduzir o número de ocorrências do tipo.”

Segundo Reni, como a PRF não tem condições de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, a maior parte das ocorrência é registrada por meio de denúncias. Conforme o policial, após aumento da fiscalização no trecho de Lajeado, as denúncias e prisões reduziram no local.

Outros Casos

Em 2015, imagens de motociclistas praticando rachas e fazendo manobras arriscadas em Teutônia e Fazenda Vilanova motivaram reação das autoridades. Publicadas no Facebook, as imagens resultaram denúncia da Brigada Militar, encaminhada ao Ministério Público.

Dois vídeos foram gravados na ERS-128 e um terceiro em estrada vicinal da região. Quatro suspeitos e seus veículos foram identificados e a promotoria determinou a abertura de inquérito na Polícia Civil.

Acompanhe
nossas
redes sociais