Professora incentiva a prática da dança

Cruzeiro do Sul

Professora incentiva a prática da dança

Educadora destaca importância da atividade que integra 119 alunos do município

Professora incentiva a prática da dança
Vale do Taquari

A educadora física, pós-graduada em Dança, Corpo e Arte, Patrícia Lauxen Loeblein, 31, trabalha com dança faz 17 anos. Em 2003 criou o Grupo Corpo em Movimento.

Segundo Pati, como é conhecida, tudo começou com um trabalho voluntário, em duas escolas, dentro do Projeto Amigo da Escola. Depois deu aulas particulares no Pavilhão da Comunidade Católica e no Grêmio Recreativo e Esportivo União (Greu). “Participo de seminários e cursos voltados para a área. Só não fiz faculdade de dança, pelo fato de as universidades que oferecem serem distantes”, conta.

O segredo para manter a atividade é inovar. “Tenho alunos fixos faz sete anos. Eles precisam evoluir, e, para isso, preciso estar preparada”, pontua.

Há quatro anos Patrícia também leva seu grupo de danças para participar de eventos em todo estado. “O foco nunca foi a performance e sim usar a arte e cultura para a vida das pessoas. A dança tem o poder de transformar, elevar a autoestima, o crescimento pessoal. O ser se sente capaz e seguro a partir do momento que consegue superar o desafio do palco”, avalia.

A professora é concursada do município e atende os alunos interessados no turno inverso. “Tantas pessoas já fizeram aula comigo, que atualmente já atendo filhos de ex-alunos”, lembra. Hoje são 119 alunos da turma que participa de apresentações e em torno de cem mulheres que fazem aula de ginástica e também praticam a dança. A idade dos alunos varia entre 5 e 60 anos.

É cobrada uma taxa anual para compra de roupas e contribuição espontânea para aquisição de produtos de maquiagem.

Shows

O primeiro show foi realizado em 2003, em evento denominado de Noite da Dança. O mesmo teve edições durante quatro anos e contou com a participação de grupos de dança de fora da cidade. Em 2008 e 2009, Pati realizou shows de encerramento das atividades do ano. Nos anos de 2010 e 2011, promoveu apresentações do Greu.

A partir de 2012, começaram as edições do Show de Dança, com a chegada do Papai Noel. “É uma alegria, pois já é um dos maiores eventos do município, e as pessoas lotam o ginásio.”

Para a edição 2016, neste domingo, 4, às 20h no Ginásio Orlando Eckert, o número de ingresso será limitado.

Ingressos

São vendidos pelos integrantes do grupo ou com a professora ao valor de R$ 5. O lucro será aplicado na compra de materiais para as atividades dos alunos.

Em 2015, com parte do dinheiro das entradas, foram comprados ventiladores para o ginásio onde está localizada a sala de aula.

Neste domingo, participam em torno de 130 dançarinos, com a presença do grupo de Dança do Ventre Zafirah, também de Cruzeiro do Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais