Em reunião entre Ministério Público, moradores e administração municipal, foram definidos limites para o estacionamento nas proximidades do Loteamento Alto da Colina. A partir dos próximos dias, os motoristas não poderão mais estacionar na área residencial. A proibição vale para sábado, domingo e feriado das 16h às 20h.
A medida começa a valer quando as placas de sinalização estiverem instaladas. O diretor do Departamento de Trânsito, Euclides Rodrigues, acredita que o processo seja finalizado ainda nesta semana. Ele garante que, apesar da limitação, o acesso ao ponto mais alto do Pico do 8 continuará liberado. “As pessoas vão conseguir acessar aquele espaço mais alto com área verde, pois será possível passar na área mais urbana, apenas não será permitido estacionar.”
Como as placas estão sendo feitas pelos próprios moradores, as ruas onde será proibido estacionar ainda não foram definidas. De acordo com Rodrigues, serão 28 sinalizações que devem ser finalizadas ainda hoje e instaladas até sábado.
A tensão entre frequentadores do Pico do 8 e moradores do loteamento cresceu nos últimos meses. Os proprietários fizeram sucessivas reclamações contra os excessos dos frequentadores, como som automotivo com volume excessivo, lixo no chão, entre outras infrações. Em setembro, um grupo de 80 pessoas assinou um abaixo-assinado pedindo mais fiscalização da Brigada Militar (BM) e dos fiscais de trânsito.
O grupo afirmava que os problemas se concentravam nas ruas Bento Rosa e Sabiá e também na avenida Alberto Müller. Na época, o morador Henrique Fröhlich sugeria a proibição de estacionamento.