Vistoria aponta erros em 10% das obras

Vale do Taquari

Vistoria aponta erros em 10% das obras

Entre os problemas está a falta de responsáveis

Vistoria aponta erros em 10% das obras
Vale do Taquari
oktober-2024

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do RS (CREA-RS) esteve na região para vistoriar obras. O Programa Intensivo de Fiscalização (PIF) ocorreu em Lajeado, Estrela e Arroio do Meio. A equipe técnica do órgão encontrou irregularidades em 10% das 209 obras vistoriadas.

Em 18, não havia um responsável técnico, como engenheiro ou arquiteto. Nelas, os encarregados eram os proprietários das construções, ou pedreiros. Em outras quatro, as construtoras responsáveis não tinham registro no Crea ou estavam com o documento cancelado.

“Existem regiões piores. Mesmo assim, consideramos o número elevado. Não há garantia nenhuma em obras feitas por leigos. Lesam os clientes, e colocam a vida das pessoas em risco”, comenta Daniel Bergesch, inspetor-secretário da Inspetoria do Vale do Taquari.

As construções com irregularidades não foram embargadas. Mas todas receberam prazo para adequações. Caso a situação não seja regularizada, os proprietários serão multados.

As vistorias

Cinco fiscais, alguns cedidos pelo Crea estadual, fizeram vistorias em todos os bairros dos três municípios. Avaliaram as mais diversas construções, de casas a prédios de grande porte. “Os PIFs ocorrem de modo aleatório, em todo o estado. Desta vez, o nosso foco foi a construção civil. Mas outras áreas também são avaliadas periodicamente.”

Ele enfatiza que não foram averiguadas questões relacionadas à qualidade das obras, pois não é de competência do Crea. Além de Arroio do Meio, Estrela e Lajeado, a Inspetoria do Vale do Taquari abrange outros 33 municípios.

Acompanhe
nossas
redes sociais