O êxito do Vitória sobre o Coritiba na segunda-feira tornou ainda mais difícil a situação do Inter na tabela de classificação do Brasileirão. Segundo os cálculos do matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o risco de o Colorado ser rebaixado é de 92%.
O triunfo baiano em Curitiba obriga o Inter a vencer o Fluminense no dia 11 de dezembro, no Rio de Janeiro – uma vitória que, isolada, não é capaz de garantir a equipe na elite nacional. Na dependência de resultados paralelos, o clube ainda torce contra o Vitória, em duelo contra o já campeão Palmeiras, no Barradão. Mas terá de secar, em especial, o Sport, diante do já rebaixado Figueirense, na Ilha do Retiro.
O Inter chega à última rodada na 17ª colocação, numa condição tão delicada que não é explicada apenas pela pontuação. O saldo de gols, inclusive, pode ser vilão ou salvador ao final do campeonato. O Inter soma 42 pontos, com 11 vitórias, 34 gols anotados e saldo negativo de seis. O Sport, 16º, tem 44, 12 vitórias, 47 gols marcados e saldo de oito negativo. O Vitória soma 45, 12 vitórias, 50 gols marcados e saldo de um negativo.