MEC avalia pedido de mudança da Univates

Lajeado

MEC avalia pedido de mudança da Univates

Comissão verifica complexo da instituição para torná-la universidade

MEC avalia pedido de mudança da Univates
Lajeado
oktober-2024

Encerra hoje a visita técnica da comissão do Ministério da Educação (MEC) à Univates. Desde segunda-feira, o grupo avalia se a instituição está apta para mudar a nomenclatura de centro universitário para universidade. Dentro de um mês, o relatório deve ser finalizado e enviado ao Conselho Nacional de Educação.

A Univates iniciou o processo de mudança em 2015, quando enviou o pedido ao MEC. Desde então, o ministério tem avaliado cerca de 200 itens para decidir se aceita. O objetivo da comissão é avaliar desde a estrutura até questões técnicas como a carga horária dos professores.

De acordo com o reitor, Ney Lazzri, a mudança não interfere em nada no cotidiano dos estudantes. “Não haverá aumento nas mensalidades nem qualquer interferência no dia a dia dos alunos.” Segundo ele, a principal diferença será o status da Univates. “O meio universitário vive de títulos, o título universidade é reconhecido no nosso meio. É melhor ser chamado de jornal do que de boletim”, compara Lazzari.

O reitor afirma que a mudança pode facilitar a conquista de reconhecimento por parte de institutos de pesquisa. “Se entrarmos com um pedido na Capes de recurso, dependendo do tipo de edital, ter o nome universidade favorece mais do que ser centro universitário.”

Mudança para 2018

Com o relatório da comissão instaurado, a Univates tem dez dias para contestar ou aprovar o parecer. Após isso, o documento será enviado ao Conselho Nacional de Educação, órgão responsável por aprovar a mudança.

Segundo Lazzari, ainda é possível que uma nova equipe seja enviada para avaliar a instituição. A expectativa é que a decisão seja conhecida até o segundo semestre de 2017, mas o reitor se mostra cauteloso em definir a data. De acordo com ele, questões políticas e burocráticas podem ser um empecilho para o processo.

Acompanhe
nossas
redes sociais