Começaram a ser enviados ontem os resultados das eleições para diretor das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município. O mandato dos gestores é de três anos e inicia ainda em dezembro deste ano. Das 36 instituições com candidatos (19 de Educação Infantil e 17 de Ensino Fundamental), 24 enviaram os resultados para a Secretária de Educação (SED) até o fim da tarde de ontem.
Mesmo sem concorrentes, a professora Ana Cristina Kich não foi eleita para gerir a Risque e Rasbique, dedicada à Educação Infantil. Com isso, a nova direção também deve ser nomeada pelo prefeito nos próximos dias. A SED ainda não definiu se vai se reunir com os representantes da comunidade antes de tomar a decisão.
Na área de Educação Infantil, o município tem 22 colégios, mas em três deles não houve candidatos ao cargo: Criança Esperança, Espaço Criança e Gente Miúda.
Entre as 18 escolas de Ensino Fundamental, apenas na do bairro Santo André não houve concorrentes.
Em casos assim, cabe ao prefeito nomear os gestores escolares. O governo deve se reunir com a comunidade dessas escolas para saber por que não há pretendentes e escolher os diretores.
Oposição vence
Entre as 40 instituições, apenas na Pequeno Aprendiz, no bairro São Beto, duas chapas disputaram a eleição. O resultado, informado de forma extraoficial à SED, deu a vitória à professora Bárbara Duarte. Ela derrotou a atual diretora Estela Majolo, mas o número de votos não foi divulgado.
Os diretores foram escolhidos por pais, funcionários, professores e alunos a partir de 12 anos. Foram eleitos os diretores para as escolas infantis e diretore e vice-diretore para as de Ensino Fundamental.