A proximidade de ver o Grêmio conquistar um título nacional após 15 anos mexe com os torcedores. Nas rodas de conversas, o assunto é a decisão da Copa do Brasil.
A euforia que tomou conta do lado tricolor do RS faz muitas pessoas pedirem folga ou remanejarem horários de trabalho para assistir ao jogo amanhã em Porto Alegre. É o caso da professora Laiane Lengler, 23. Ela vai trabalhar só de manhã para depois participar da festa na Arena. “Se o Grêmio conquistar a tão esperada Copa, já negociei com minha chefe a troca dos horários para estender a comemoração.”
Após o bom resultado conquistado em Minas Gerais, a torcedora está confiante no título e aposta em uma vitória por 1 a 0. “Espero ajudar com energias positivas no estádio para que consigamos levantar o caneco, ainda mais por ser a primeira vez que presencio tal acontecimento.”
Para adquirir os ingressos, Jonas Klein e dois amigos fizeram uma força-tarefa para conseguir os bilhetes para 13 pessoas. O trio ficou cerca de sete horas na frente do computador até concluir a compra.
A preparação para a partida iniciou logo após. Segundo Klein, a ideia era sair de Colinas já de manhã, mas como muitos trabalham eles viajam apenas às 17h. Sobre pedir folga na quinta-feira para continuar a comemoração, ele diz não ser preciso. “Trabalho apenas a partir do meio-dia. Como a noite vai ser longa é difícil trabalhar de manhã.”
“O que importa é o Grêmio ser campeão, independente de estar aqui ou lá.”
Em pouco mais de uma hora, Lucas Ahne, de Lajeado, conseguiu adquirir o ingresso, mas vendeu porque a maioria dos amigos não teve a mesma sorte. Conta que às vezes bate o arrependimento por isso, contudo, como assistiu aos jogos da quartas de final e da semifinal, não se importa em ficar longe da festa. “O que importa é o Grêmio ser campeão, independente de estar aqui ou lá.”
Ahne será um dos milhares de gremistas que estão sendo esperados no Parque dos Dicks, em Lajeado, amanhã à noite. O tricolor Marcos Flach, em parceria com o pai Décio e amigos, organiza a instalação de um telão no local.
Conforme ele, haverá comes e bebes para comercialização, além de uma banda para entoar cânticos da torcida. “A nossa ideia é reunir o maior número de gremistas para assistir à partida.” Conta que alguns amigos estão arrecadando dinheiro para a compra de fogos. Interessados em contribuir podem contatar com Gustavo Stolben pelo 98030-6952.
Além de Lajeado, outras cidades se preparam para assistir à decisão. Em Arroio do Meio, o Consulado do Grêmio vai se reunir na Rua de Eventos. Em Marques de Souza, um grupo de amigos colocará um telão em frente à Fruteira Mertz, no centro.
Direção gremista colocará telões na rua
Com todos os ingressos vendidos, o Grêmio se organiza para também fazer uma mobilização nas ruas de Porto Alegre. O clube instalará dois telões na avenida Goethe, palco tradicional de comemoração de conquistas na cidade.
Reservas são goleados pelo Brasileirão
Enquanto os titulares se preparam para a partida decisiva, os reservas foram goleados pelo Santa Cruz e não têm mais chance de chegar a Libertadores, por meio do Brasileirão. O resultado de domingo obriga o Tricolor a vencer a Copa do Brasil para conseguir disputar a competição sul-americana.
O Tricolor tem 53 pontos e, mesmo se vencer o Botafogo (sexto colocado com 56 pontos) na última rodada, não entra no G6 porque tem menos vitórias que time carioca.
Luiz Flávio de Oliveira apitará final
O paulista Luiz Flávio de Oliveira será o árbitro do jogo de volta da final da Copa do Brasil. A CBF definiu o nome em sorteio na manhã de ontem.