Número de inscritos no vestibular da Univates reduz 4%

Lajeado

Número de inscritos no vestibular da Univates reduz 4%

Queda é atribuída à crise econômica, mas ainda é menor do que em outras instituições

Número de inscritos no vestibular da Univates reduz 4%
Lajeado
CCR-aviso-ponte

A Univates divulga até amanhã o resultado das seleção para 41 cursos com previsão de início em fevereiro. O vestibular foi aplicado no domingo, 27, para 2,3 mil estudantes que concorriam as 2,8 mil vagas ofertadas. A busca foi 4% menor em relação a 2015, quando 2,4 mil pessoas fizeram a prova. Mesmo com a procura mais baixa, a instituição considera os resultados positivos na comparação com outras universidades do país e do estado.

Para a pró-reitora de Ensino da Univates, Luciana Carvalho Fernandes, mesmo com a procura menor, o vestibular foi positivo. “Foi um processo seletivo de sucesso. Tivemos menos candidatos, mas pelo cenário econômico de 2016 estávamos na expectativa de uma redução maior.” A Univates esperava 10% menos concorrentes.

Na avaliação da pró-reitora, o bom resultado é consequência da busca de qualificação para ingressar no mercado de trabalho. “Em tempos de crise, ter uma graduação se torna ainda mais interessante. Se formos avaliar, um diploma ainda impacta muito no Brasil.” Para ela, com isso, as famílias acabam dando mais valor à educação. “As pessoas começam a priorizar coisas, e o Ensino Superior é uma escolha porque faz diferença.”

Referência para os moradores do Vale, a Univates tem cada vez mais concorrentes de outras regiões. Entre os oito municípios com mais concorrentes, dois são de outras localidades: Venâncio Aires e Guaporé. Estudantes de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso também fizeram a prova. No domingo, alunos de 107 municípios prestaram vestibular.

Modalidades de financiamento

Sem contar com bolsas do Prouni e com dificuldades para conseguir liberação do Fies, a Univates deve reforçar a oferta de outras formas de custeio. “Temos trabalhado em outras modalidades de financiamento além do Fies, e temos a oferta do Cred Vates.”

O programa iniciou em 2015, mas teve baixa procura no primeiro ano. Luciana acredita em um crescimento de interessados neste ano.

Mais procurados

O curso mais procurado foi novamente o de Direito. Porém, o destaque é a alta na procura pela graduação em Educação Física. Para Luciana, dois fatores influenciam: uma busca por estilo de vida mais saúdavel e o espaço ofertado pela instituição. “O primeiro fator é a própria questão da educação física que puxa para o bem-estar. E também a nossa estrutura, o Complexo Esportivo da Univates.”

Na avaliação dela, a universidade oferece uma das melhores estruturas do estado para o ensino de Educação Física. Os aprovados têm do dia 1º de dezembro até o segunda quinzena de fevereiro para fazer a matrícula. As aulas do primeiro semestre iniciarão no dia 16 de fevereiro.

Acompanhe
nossas
redes sociais