Representantes do Programa Mesa Brasil do Sesc apresentaram, na sexta-feira, os resultados do projeto em 2016. Empresas doadoras, entidades sociais beneficiadas, voluntários e parceiros prestigiaram o evento no Teatro do Sesc Lajeado.
Até novembro, 130,5 mil quilos de alimentos haviam sido arrecadados e distribuídos entre as 110 instituições beneficiadas pela iniciativa nos vales do Taquari e Rio Pardo – entre lares de idosos, casas de acolhida e comunidades terapêuticas. A quantia deve aumentar até o fim do ano, mas ainda deve ser menor em relação a 2015, quando foram recolhidos 180 mil quilos.
Para a diretora do Mesa Brasil na região, Juliette Carvalho, é gratificante saber que a iniciativa consegue auxiliar tantos necessitados. Cerca de oito mil pessoas são beneficiadas por mês pelo programa. Na sexta-feira, doadores e parceiros foram presenteados com um troféu por manter o auxílio.
“Através dos troféus que entregamos aos participantes, expressamos nosso agradecimento pela parceria deste ano, na certeza de continuar fazendo um Programa Mesa Brasil Sesc ainda melhor”, afirma a gerente de Educação e Ação Social do Sesc/RS, Lisângela Antonini.
Agricultores em foco
Para ampliar a distribuição no próximo ano, o programa pretende buscar novos parceiros. Hoje são 94 cadastrados. “Nosso objetivo é diminuir o desperdício dos alimentos. Sabemos que várias empresas fazem o descarte quando ainda há condições de consumo. Por isso, cada vez mais buscamos novos doadores.”
Os produtores de legumes, verduras, hortaliças e sementes serão o foco do programaem 2017. “Vamos iniciar as conversas com os agricultores, para aproveitar o que restou de alguns alimentos”, afirma Juliette.
O programa também promove ações educativas, oficinas de culinária, palestras sobre alimentação saudável e cuidados com a higiene.