Asfalto traz desenvolvimento ao interior

Santa Clara do Sul

Asfalto traz desenvolvimento ao interior

Moradores projetam novos investimentos na agricultura e mais qualidade de vida

Asfalto traz desenvolvimento ao interior
Vale do Taquari

A poeira e o barro estão com os dias contados em Nova Santa Cruz. Até o fim do ano, um trajeto de 2,8 quilômetros de estrada de chão receberá asfalto numa iniciativa da administração municipal.

O proprietário de uma agroindústria de queijos, Paulo Sérgio Mallmann, 43, comemora o investimento. “Em dias secos, éramos obrigados a espalhar água pela rua para amenizar a poeira que prejudicava nosso trabalho e aumentava os custos para manter a qualidade do produto. Com a obra, esse transtorno termina”, comemora.

Instalada desde 2008, a empresa processa 40 mil litros de leite por mês. Ele destaca a importância do asfalto e considera a obra um estímulo para incrementar a produção do setor primário. “Tendo asfalto, internet, telefonia e incentivos, nossos jovens ficarão no meio rural. Não podemos deixar todos migrar para a cidade. É do interior que provém os alimentos”, frisa.

Trabalho intenso

A obra foi intensificada nos últimos dias, inclusive com funcionários e máquinas trabalhando nos fins semana para agilizar os serviços. A PAP Construtora e Urbanizadora, vencedora da licitação, efetuou a pintura de imprimação em parte do trecho que será pavimentado pelo município.

O material foi aplicado sobre a camada de base para promover a coesão, impermeabilizar e garantir condições adequadas de ligação entre a superfície e a camada asfáltica a ser sobreposta. Ao mesmo tempo, máquinas da prefeitura finalizam o serviço de preparação do solo e drenagem pluvial nas proximidades do monumento do arado. O investimento municipal na obra passa dos R$ 2 milhões. De acordo com o prefeito Inácio Herrmann, os asfaltamentos no interior visam, em especial, oferecer mais qualidade de vida aos moradores e diminuir as despesas de manutenção das vias. A inauguração está prevista para ocorrer em três semanas. A pavimentação asfáltica das ruas 2 de Novembro, José Arthur Braun e Arlindo Goettems, no centro, também está em ritmo acelerado. Num primeiro momento, são realizadas a preparação do solo e a drenagem pluvial, para posterior colocação do asfalto. O investimento total é de R$ 732.118,99, pelo sistema de pavimentação comunitário.

Acompanhe
nossas
redes sociais