A centralização da decoração natalina no Centro Administrativo gera crítica. Lojistas da rua Capitão Schneider, em Canabarro, conhecida como Rua das Lojas, questionam a manutenção da iluminação e a falta de investimentos em decoração
A comerciante Loise Machado trabalha em um estabelecimento faz 13 anos. Em 2014 assumiu a gerência e notou a falta de manutenção na decoração da rua. Segundo ela, os arcos sobre a via têm lâmpadas simples. Entretanto, as queimadas não foram substituídas.
Ela frisa ver apenas a pintura do meio-fio como participação do governo municipal na decoração. “Quem faz mais o embelezamento somos nós. A prefeitura poderia fazer um pouco mais”, acredita.
O gerente Magnos Abel Rohde administra uma loja de móveis e eletrônicos desde 2013. No primeiro ano do estabelecimento, notou investimento e manutenção na decoração.
Hoje, alerta para o descaso. “Fica muito escuro à noite. Poderiam instalar luzes natalinas que embelezam mais”, relata.
Como alternativa, aposta no incremento dos enfeites na loja. Para Magnos, é o momento de maior circulação de pessoas e volume de negócios.
A gerente de uma loja de eletrodomésticos em Canabarro, Camila de Oliveira, relata que em meados de 2002, quando foram instalados os arcos, vários itens eram anexados para atrair visitantes e estimular o comércio. Com o passar do tempo, nota apenas a iluminação, em estado “regular”.
Segundo Camila, a estética da rua interfere no desempenho das vendas. “Para dezembro estamos preparando canções natalinas que proporcionam clima diferente”.
Executivo aplica R$ 50 mil
A Secretaria de Cultura e Turismo confirmou R$ 50 mil em decoração. O recurso será aplicado em cordões de iluminação instalados na avenida 1 Leste. No Centro Cívico, na prefeitura, será instalado pinheiro com quatro metros de altura. Além disso, Papais Noéis músicos devem embelezar o local.