Cacis promove debate sobre inovação

Estrela

Cacis promove debate sobre inovação

Consultor Felipe Ost Scherer apresentou dicas de como trabalhar as novidades

Cacis promove debate sobre inovação
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Cerca de cem empresários e profissionais de gestão do Vale participaram ontem da reunião-almoço da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis). Realizado no Estrela Palace Hotel, o evento contou com a palestra “Estratégias para Incentivo à Inovação”, ministrada por Felipe Ost Scherer.

O mestre em Administração de Empresas deu dicas práticas para aplicação desses processos dentro das empresas, inclusive em períodos de crise.“Um bom projeto de inovação é aquele que resolve um problema ou cria um benefício.” Ele cita que o primeiro passo é ter empatia pelo cliente. Colocar-se no lugar do outro para perceber o que ele precisa.

Para isso, é importante estabelecer estratégias e focar no que realmente interessa. “Precisamos nos perguntar em que queremos ser inovadores.” A partir de então, é necessário executar o processo. Formar conexões com startups, ou investir no trabalho em equipe com perfis diversificados são algumas alternativas apontadas. Mesmo com todas as análises, ele afirma que não há total garantia. “É preciso correr o risco. O erro faz parte”, considera.

Aprimoramento necessário

Para o presidente da Cacis, Pedro Antônio Barth, palestras como esta são necessárias para incentivar os empresários e mostrar as necessidades do mercado. “Nós estamos vivendo hoje num mundo de inovações. Nesse mundo globalizado, é preciso aperfeiçoamento contínuo. O cliente está ficando mais exigente, e precisamos nos preparar para atendê-lo.”

Ele acredita que o segredo hoje não está apenas em vender o produto ou serviço, mas em trazer emoções. “O futuro está em como você consegue cativar as pessoas, e trazer elas para sua casa. É preciso inovar, buscar o diferente.”

Em Estrela, o comércio tem tido bons resultados, afirma Barth. “Nós melhoramos muito nosso comércio. Estrela deu um salto muito alto nos últimos anos.” Somente para o Natal, ele espera um crescimento de 20% nas vendas, em relação ao ano passado. Isto, devido ao investimento do município na decoração e programações artísticas para o período.

Momento exige inovação, diz consultor

Felipe Ost Scherer é sócio-fundador da Innoscience Consultoria em Gestão e Inovação; mestre em Administração de Empresas pela UFRGS e professor dos cursos de Administração e MBA na ESPM/Sul. Em 2011, venceu o Troféu Cultura Econômica com o melhor livro de administração, chamado Práticas dos Inovadores. Ele falou ao A Hora sobre as medidas a serem tomadas pelas empresas neste período de instabilidade política e econômica.

A Hora – No momento de crise, qual a importância da gestão dentro das empresas?

Felipe Scherer – A gestão é uma ferramenta que pode nos ajudar a atenuar esse momento de crise. São usados métodos que abrem espaço para reduzir eventuais desperdícios, e trabalhar novas oportunidades.

A gestão vai permitir enxergar as oportunidades. Não há uma fórmula, mas, de maneira geral, muitas empresas têm buscado incorporar tecnologias – automação de processos – para conseguir fazer as coisas com menos pessoal, com uma tecnologia que vai garantir resultados melhores.

O que você define como inovação, e como ela pode ser aplicada?

Scherer – Inovação é pensar coisas diferentes, e transformá-las em algum valor para a nossa empresa. É um sistema de novidade, execução e resultado. Não basta ter ideias novas se elas forem ineficazes.

Uma das grandes mudanças nos últimos anos dentro das empresas foi enxergar a inovação como um processo que pudesse ser gerenciado, como qualquer outro processo. Desconstrói aquela ideia de que inovação é algo feito por acaso – Num dia tive uma sacada, e ela deu certo.

Os especialistas estimam que a crise permaneça por mais alguns meses. Quais os principais desafios para o setor privado passar por este momento?

Scherer – O principal desafio é a questão de caixa. Precisamos ter uma atenção muito grande de onde está vindo o dinheiro e onde ele está sendo colocado. É quase que um modo de sobrevivência para passar por essa tormenta.

Ao mesmo tempo, há o desafio da gestão de longo prazo. Normalmente, na troca de períodos, novos paradigmas competitivos surgem. O mercado começa a valorizar outras coisas a partir dessa transformação. Então, é preciso atender essa nova demanda, como fizeram o Airbnb, o Whatsapp. Como dizem, é um olho no peixe, outro no gato.

Na sua opinião, o que levou essas empresas a desenvolveram essas soluções com sucesso?

Scherer – Elas têm um processo estruturado de geração e desenvolvimento dessa novidade. Não é ao acaso. Dão atenção ao tema. Hoje o mercado dá cada vez menos espaço para sorte ou azar. Ele nos exige cada vez mais pensar continuamente nessas coisas novas, que vão garantir o futuro da empresa. Preciso estabelecer isso como uma prioridade estratégica, preciso pensar isso como um tema no qual vou dedicar meu tempo, minha estrutura, para poder pensar.

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