Palestra instiga jovens a serem protagonistas

Teutônia

Palestra instiga jovens a serem protagonistas

Programação encerra hoje, com palestra sobre educação financeira no Gomes Freire

Palestra instiga jovens a serem protagonistas
Teutônia

Profissionais da Univates atraem alunos em encontro voltado ao protagonismo juvenil. A programação da 2ª Semana da Juventude, organizada pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Conselho Municipal da Juventude (Conjuve), iniciou na terça-feira e encerra hoje. A abertura do evento ocorreu na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC).

A economista e presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini, falou sobre envolvimento dos jovens. O professor da Univates, Samuel de Conto, promoveu bate-papo sobre empreendedorismo e a importância do planejamento financeiro. Ontem e ainda hoje, Carine Elisa Mallmann visita as escolas para apresentar informações sobre educação financeira.

Estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin, de Canabarro, e do Gomes Freire, de Languiru, assistiram à palestra. Eles esclareceram dúvidas sobre expectativas para economia e como se preparar para o futuro.

Oportunidade versus adesão

A secretária da Sejel, Aline Röhrig Kohl, 26, destaca a importância de integrar os jovens em questões pertinentes ao desenvolvimento municipal. Como ferramenta, aposta em eventos e programas de incentivo distribuídos pelo município. “Nossa parte é dar oportunidade aos jovens”.

Apesar da preocupação em ofertar suporte para a juventude, nota a falta de participação massiva. Segundo Aline, a integração é o canal para proporcionar conhecimento e oportunizar momento para atrair ideias novas e estimular iniciativas.

Formada em Gestão Pública, pela Ulbra, acredita na política como ferramenta para gerar mudanças. O ingresso jovem no segmento é alternativa para proporcionar mudanças em locais ou setores defasados. “Sempre falamos no conselho que o segredo para o sucesso é a participação. Para ter uma política mais próxima, que se entenda o processo, é necessário o envolvimento da comunidade”.

Formar as Lideranças

Como exemplo de organizações de união juvenil em ações sociais, cita a formação do Rotaract, Leo Clube, grêmios estudantis e formação das cooperativas escolares. Os grupos permitem entendimento de administração, alinhamento de funções, despertar de talentos e lideranças que saibam trabalhar em grupo.

Acompanhe
nossas
redes sociais