Lojistas querem aprimorar a Black Friday

Lajeado

Lojistas querem aprimorar a Black Friday

Comércio local busca inspiração em promoção norte-americana para vender mais

Lojistas querem aprimorar a Black Friday
Lajeado

Desde ontem lojas estampam nas vitrinas cartazes pretos com anúncios de descontos de até 70%. As ofertas vão até amanhã e fazem parte da Black Friday, costume criado no comércio dos Estados Unidos que busca movimentar o comércio antes do Natal. Nesses três dias, os lojistas esperam um aumento de até 20% nas vendas na comparação com outros meses.

Sem a participação da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL), os comerciantes aderem à campanha de forma individual e voluntária. Para a gerente de ótica Aline Bergmann, a maioria dos empresários locais ainda não inseriu a proposta da Black Friday na cultura de negócios. “Diferente de outras ações, como a Liquida Lajeado, a adesão é bem menor.”

Para Aline, essa situação favorece os lojistas que oferecem os descontos da campanha. “As pessoas veem as ofertas nas vitrinas e acabam entrando, e essas acabam se destacando.” A empresa gerida por Aline participa da ação desde 2013 e, desde então, vem tendo bons resultados. “Todo ano temos um aumento de cerca de 20% nas vendas, oferecendo descontos de até 70% nos óculos.”

A gerente se mostra otimista. “Esperamos um resultado igual ou até melhor do que em 2015.” Para ela, a crise econômica do país começa a dar sinais de dispersão. “No começo deste ano, os clientes estavam mais receosos, mas já sentimos uma melhora nos últimos meses.”

A loja de roupas onde Rochele Scopel é gerente aderiu à promoção pelo segundo ano. O estabelecimento investiu em propaganda e na oferta de descontos maiores para atrair clientes. “Ano passado não divulgamos tanto, mesmo assim, as vendas cresceram bastante.” Segundo ela, o movimento mais intenso já pôde ser sentido na tarde de ontem. “Aumentou bastante, mas devemos ter mais clientes a partir de sexta-feira.”

Conforme Rochele, os descontos máximos são de 50%, mas, mesmo assim, os clientes ainda buscam barganhar mais. “Quem não conhece o nosso produto sempre tenta pagar menos, mas esse é o nosso limite.” De acordo com ela, apesar da melhora no movimento, a data está longe de ser uma das melhores do ano. “Em razão do desconto, o nosso faturamento acaba sendo menor, vendemos mais, mas ganhamos menos”, ressalta.

Rochele prefere não fazer projeções sobre os resultados de vendas neste ano. “Só poderei saber isso depois que acabar a promoção.” Mesmo assim, ela espera um crescimento substancial nas vendas na comparação com os meses anteriores.

Antecipar o Natal

De acordo com Aline, os clientes tem aproveitado a Black Friday para comprar os presentes de Natal. “Quem já recebeu parte do 13º quer aproveitar os descontos e poder gastar menos para presentear.”

Outro fator destacado por ela é a tranquilidade maior para os consumidores. “Nas semanas que antecedem tem muito mais pessoas e a confusão é maior em todo comércio.”

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