Evento alerta para prevenção contra o câncer

Estrela

Evento alerta para prevenção contra o câncer

Caminhada reuniu 500 pessoas. Ciência comprova os benefícios das atividades físicas

Evento alerta para prevenção contra o câncer
Estrela

As ruas e pistas de caminhadas da região costumam ficar lotadas durante o horário de verão. O que muitos não sabem é que essas simples caminhadas evitam problemas muito maiores, como o câncer.

Neste domingo, 27, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Para lembrar a data e destacar a importância dos exercícios para prevenir a doença, foi realizada ontem a 4ª Caminhada pela Vida.

A promoção da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) e Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela reuniu cerca de 500 pessoas no Parcão. O objetivo era incentivá-las a caminhar por, no mínimo, 15 minutos entre às 18h e 0h. Além disso, refletir sobre a importância de fazer exercícios regularmente. “Procuramos dar tempo para todos participarem e pensarem a respeito”, citou a presidente da Liga, Anelise Hausmann.

Mesmo aquelas pessoas em tratamento têm um recuperação melhor quando mantêm uma rotina de exercícios. Maria Lúcia Schwambach, 59, participou do evento. Ela enfrentou o câncer de mama há 13 anos, e desde então, tornou-se adepta fiel da caminhada.

“Antes eu já fazia, mas comecei a levar bem mais a sério.” A descoberta pelo gosto surgiu de modo inusitado, dentro do hospital. “Eu estava ansiosa, nos últimos dias de tratamento, e o médico me perguntou o que eu gostava de fazer. Eu disse: ler e caminhar. Ele respondeu então faça isso, que te fará bem.”

Depois do conselho, todos os dias pela manhã Maria deixa sua casa em busca de mais saúde e contato com a natureza. Por pelo menos uma hora, ela caminha pelas ruas da cidade, alivia suas tensões e faz novas amizades. “Hoje é uma necessidade. Se não faço um dia, já me sinto mal.”

Exercícios protetores

O coordenador do Centro de Oncologia do Hospital Bruno Born (HBB), Leandro Brust, afirma que todas as evidências científicas apontam que as atividades físicas protegem as pessoas dos cânceres de mama, intestino, próstata, útero e pâncreas.

Um estudo de 2012 concluiu que a redução de chances chega a 27% no caso do câncer de intestino grosso. Em pacientes que já tiveram o diagnóstico de câncer, há ganho de qualidade de vida e na melhora do cansaço ocasionado pelo tratamento.

Estatísticas

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em média 8,2 milhões de pessoas morrem por ano de câncer no mundo. No Brasil, foram registradas 189.454 mortes por câncer em 2013. Para 2016, estima-se que ocorram cerca de 596 mil casos da doença no país.

Acompanhe
nossas
redes sociais