DCE promove debate entre concorrentes

Vale do Taquari

DCE promove debate entre concorrentes

Cerca de 30 alunos acompanharam o encontro

DCE promove debate entre concorrentes
Lajeado
oktober-2024

O pleito para a nova composição do Diretório Central dos Estudantes da Univates inicia nesta segunda-feira e encerra na sexta-feira. Ontem, os dois presidenciáveis e representantes dos grupos Tamo Junto e MovimentAÇÃO participaram do primeiro debate realizado na história da instituição.

Entre os assuntos debatidos entre o representante da chapa 1 – Tamo Junto –, o estudante de Direito da Univates, Luiz Fernando Martins Fonseca, e a candidata e estudante de Jornalismo, Mariana Goulart Wermann, representante da chapa 2, diversidade étnica e cultural, segurança no câmpus e transparência com as despesas.

Fonseca falou sobre as medidas aplicadas pela atual gestão, entre elas, a divulgação – via site eletrônico do DCE – das prestações de contas mensais do diretório. Ainda, ele sugere a criação de um mecanismo para dar ainda mais publicidade aos gastos junto aos diretórios acadêmicos dos cursos de graduação.

Mariana elogia a medida aplicada pela atual gestão, mas lembra que a última prestação de contas publicada no site é referente ao mês de setembro. Até ontem, não constavam no endereço eletrônico os gastos e receitas de outubro. Para melhorar esse e outros sistemas de gestão, Fonseca sugeriu, entre outras propostas, a criação de um conselho envolvendo todos os cursos.

Os dois postulantes também debateram sobre a segurança dentro e fora do câmpus. Mariana afirma que deseja, antes de sugerir propostas, verificar a atual situação do DCE, e também almeja debater a situação com representantes dos governos do Estado e do município. Sobre esse assunto, Fonseca cita a importância de aumentar o diálogo com a reitoria da Univates.

Mariana e Fonseca também falaram sobre a necessidade de um núcleo para trabalhar a diversidade étnica e cultural dos estudantes. Para efetivar essa medida, explica o candidato da chapa 1, é necessária uma alteração estatutária. “Queríamos ter feito nesta gestão. Mas é preciso alterar o estatuto por meio de uma assembleia com dois terços de todos os estudantes”, revela.

Por fim, eles também falaram da intenção de implantar um orçamento participativo dentro do DCE. Mariana sugere que todos os estudantes em dia com as taxas estudantis participem das principais decisões referentes aos gastos do diretório. Já o adversário incita a necessidade dos alunos mediarem, também, os investimentos do centro universitário.

Urnas em quatro pontos

Bruno Salvatori, atual presidente do DCE, informa a intenção de disponibilizar quatro urnas durante o dia e a noite, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro. No entanto, ele cita dificuldade de encontrar mesários suficientes para atender tal demanda. As urnas estarão nos seguintes pontos: uma entre os prédios 1 e 3; uma na sala do DCE, no prédio 9; uma atrás do prédio 11; e uma no prédio 16. O resultado sai na sexta-feira.

Acompanhe
nossas
redes sociais