Evento apresenta diagnóstico regional

Lajeado

Evento apresenta diagnóstico regional

InovaTecnovates focou no setor de alimentos

Evento apresenta diagnóstico regional
Lajeado
oktober-2024

Durante todo dia de ontem, empresários participaram de palestras, oficinas, demonstração de atividades realizadas no Parque e um road-show de patentes para debater o potencial econômico da região. O encontro denominado InovaTecnovates foi organizado pelo Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates).

A programação é voltada para empresas envolvidas com o parque e aquelas ligadas ao setor de alimentos e ambiente.

Na abertura, a gestora da Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), Cíntia Agostini, apresentou diagnósticos sobre a região e as perspectivas para novos negócios. Depois, a gestora do Escritório de Relações com o Mercado da Instituição, Cristiani Reimers, falou sobre oportunidades por meio da universidade. Ela citou a possibilidade de participação de empresas no Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex).

A diretora administrativa do Tecnovates, Simone Stülp, abordou a trajetória do Parque Tecnológico desde 2006, com o projeto do espaço físico onde ele se encontra atualmente, até o desenvolvimento de atividades, desde 2010, em diversos espaços da Univates. Segundo Simone, em missão recente à Espanha, ela e o reitor da Univates, professor Ney Lazzari, puderam verificar uma tendência na aproximação da sociedade e de espaços de pesquisa e tecnologia. “Antes, quanto mais senhas para se alcançar uma pesquisa e quanto mais protegida ela era, melhor. Hoje isso mudou de forma que o conhecimento seja mais acessível.”

Edital contínuo de pesquisa

A diretora científica do Tecnovates, Elisete de Freitas, aproveitou a oportunidade para anunciar o lançamento de um edital contínuo. A intenção é selecionar projetos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, na modalidade Universidade-Empresa. Aa áreas prioritárias são alimentos e ambiente, porém, sem prejuízo a outros projetos considerados relevantes pelo Comitê Científico do Tecnovates.

Para participar da seleção, os pesquisadores, em conjunto com as empresas parceiras, devem encaminhar os documentos exigidos no edital, disponível no www.univates.br/institucional/editais. O valor destinado a cada pesquisa pode chegar a R$ 50 mil, proveniente de fundos de pesquisa da Univates, com contrapartida de até 50% desse valor por parte das empresas, de forma financeira ou não.

A inscrição dos projetos deve ser realizada pelo www.univates.br/sistemas/inscricoes. Mais informações podem ser obtidas pelo tecnovates@univates.br ou 3714-7000, ramal 5956.

Acompanhe
nossas
redes sociais