Duas chapas disputam o Diretório Acadêmico da Univates

Vale do Taquari

Duas chapas disputam o Diretório Acadêmico da Univates

Candidatos fazem debate amanhã na Univates

Duas chapas disputam o Diretório Acadêmico da Univates
Lajeado
oktober-2024

A eleição da nova composição do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Centro Universitário Univates ocorre na próxima semana, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro. Duas chapas estão inscritas e, a partir das 19h30min de amanhã, no auditório do prédio 7, será realizado o primeiro e único debate entre os integrantes das coligações Tamo Junto e MovimentAÇÃO.

O primeiro grupo, Tamo Junto, representa a Chapa 1 e é presidido pelo estudante de Direito Luiz Fernando Martins Fonseca, que tem como 1º e 2 º vices os alunos de Engenharia Ambiental, Lucas Ahne, e de Direito, Bernardo Luiz Belatto.

Na página do Facebook criada para divulgar o grupo de estudantes, a chapa se define como um “movimento estudantil de estudante para estudante, independente, autônomo e apartidário”. Cita, ainda, que os integrantes foram a diferença e continuarão com as mudanças. Dizem, ainda, representarem a atual gestão, “que fez e fará ainda mais por ti”.

A chapa 2, denominada de MovimentAÇÃO, tem como candidata a presidente a estudante de Jornalismo Mariana Goulart Wermann. As duas postulantes aos cargos de vice são Cibel de Fátima de Oliveira da Silva, do curso de Ciências Biológicas, e Jeana Micaela Corrêa, aluna de Publicidade e Propaganda.

O grupo também tem uma página no Facebook. No sítio, afirmam que são “movidos pelo intuito de ser a voz dos estudantes”, “acreditando que somente com ações concretas e atitudes é possível mudar o que é necessário e melhorar o que já existe na Univates e no DCE”. Por fim, a chapa 2 descreve ser a favor da construção de uma comunidade mais “livre, justa e menos preconceituosa”.

Quatro urnas disponíveis

O atual presidente do DCE, Bruno Salvatori, é também o coordenador da Comissão Eleitoral deste ano. Ele não concorre à reeleição e não integra os grupos concorrentes. “A princípio vamos deixar as urnas disponíveis durante o dia e a noite. Mas estamos com dificuldades de mesários, então, podem ocorrer mudanças nesse cronograma”, lembrando que desde 2010 não haviam duas chapas concorrentes.

Salvatori informa que as urnas estarão dispostas a partir da manhã de segunda-feira nos seguintes pontos: uma entre os prédios 1 e 3; uma na sala do DCE, no prédio 9; uma atrás do prédio 11; e uma no prédio 16. “Todos os alunos, e também a imprensa, estão convidados para acompanhar a contagem dos votos, que será realizada de forma aberta para todos. O resultado sai na sexta-feira.”

Por que os alunos devem confiar o voto na sua chapa?

2016-11-23-_dce-candidato-luiz

(SEM LEGENDA)

Luiz Fernando Martins Fonseca, candidato a presidente pela Chapa 1

Pois estamos pleiteando a reeleição, onde nossa principal bandeira foi e continua sendo o apartidarismo e o não aparelhamento de nosso DCE por partidos políticos. Temos uma boa relação com a UEE/RS, o que nos permite ter força para conquistarmos a carteira estudantil padrão nacional para todos os estudantes da Univates. Além disso, teremos lutas legítimas, para garantir o passe livre estudantil no interior do estado, estar em defesa do Fies e dar continuidade do trabalho que o DCE desenvolveu ao longo deste ano.

 

2016-11-23_-divulgacao_dce-candidato-mariana

(SEM LEGENDA)

Mariana Goulart Wermann, candidata a presidente pela Chapa 2

Nossa chapa é muito representativa. Temos mulheres, temos negros, LGBTs, estudantes de todas áreas do conhecimento e cursos técnicos. A MovimentAÇÃO é a soma de movimento e ação. Sentimos que o DCE está em falta em questões de representatividade, formação política, participação política e debates. Lutaremos pelos direitos dos estudantes, sem nos calar diante de situações que interferem na vida daqueles que representamos.

Acompanhe
nossas
redes sociais