Executivo recoloca busto de Elton Klepker

Teutônia

Executivo recoloca busto de Elton Klepker

Homenagem ao primeiro gestor faz alusão às conquistas

Executivo recoloca busto de Elton Klepker
Teutônia
oktober-2024

O busto do primeiro prefeito do município foi reinaugurado no fim da tarde de ontem em solenidade em frente ao Centro Administrativo. Elton Klepker morreu em 26 de novembro do ano passado.

O professor Selby Wallauer, vereador durante a primeira gestão, apresentou histórico de Klepker. Durante o pronunciamento, solicitou que a Secretaria de Educação crie um projeto para trabalhar a vida do homenageado nas escolas.

O ex-prefeito Silvério Luersen destacou a conduta ensinada pelo primeiro gestor da cidade. “Nós éramos soldados combatentes em prol do município e Klepker era o comandante”.

Para o prefeito Renato Airton Altmann, recolocar o busto é o reconhecimento ao trabalho desempenhado. “Quando as pessoas têm pensamentos fortes, nem sempre são compreendidas”, resumiu.

Klepker instalou o busto no primeiro ano de gestão, em 1983. Muitos questionavam os critérios para a medida. Adversários políticos e desafetos procuravam na legislação um empecilho para manter o objeto como homenagem em vida. Durante a gestão de Ricardo Bronstrup, o busto foi encontrado caído e danificado. A depredação motivou sua retirada do Centro Administrativo. O material foi entregue aos familiares.

Polêmico e idealista

A imagem de Klepker na comunidade é controversa. Histórias de manipulação nos votos durante a primeira eleição permanecem. Assim como a relação dele com os imigrantes a ponto de expressar o interesse na divisão da cidade, delimitando o bairro Canabarro aos descendentes de etnias distintas à alemã.

A desapropriação de 90 hectares de terras entre Canabarro e Languiru para a construção da Avenida 1 Leste e o Centro Administrativo geraram polêmica. O nome do ex-prefeito ainda está atrelado a cooperativas como Languiru e Sicredi.

Acompanhe
nossas
redes sociais