Livro traz resgate religioso de Arroio do Meio

Arroio do Meio

Livro traz resgate religioso de Arroio do Meio

Obra foi escrita com participação voluntária. Objetivo do material é provocar a reflexão

Arroio do Meio
oktober-2024

Sob a autoria de Roque Bersch e coautoria de outras dez pessoas será lançado na quinta-feira, 24, o livro Cultura, Sociedade e Igrejas: A comunidade de Arroio do Meio escreve a sua história. A noite cultural ocorre a partir das 20h, na Rua de Eventos .

Elaborada desde 2015, a obra trata sobre a influência e a relevância das religiões católica, evangélica e evangélica luterana na haistória do município. Tais questões descobertas após uma exaustiva coleta de dados e registros, dentro e fora de Arroio de Meio. Conforme a produtora cultural Ana Lúcia Pretto, foi necessário um empenho muito grande para a ideia ser colocada em prática.

Mais de 20 comunidades religiosas do município foram incumbidas de captar informações, e identificar o contexto desta história. Enquanto o autor e coautores tiveram a responsabilidade de redigir, organizar e selecionar todos os documentos. Tudo de forma voluntária. “Nosso objetivo foi de promover uma reflexão sobre o passado. Identificar se o trabalho das igrejas foi realmente produtivo e bom para a sociedade”, explica Bersch.

Idas a museus de Porto Alegre, cartórios de Estrela, Lajeado e Santa Cruz do Sul renderam o resultado esperado. Cartas antigas, mapas e registros de atas revelaram curiosidades de aproximadamente 150 anos de história.

Nas 760 páginas, as entidades religiosas e a população conseguiram contar, com fotos e textos, cada detalhe da construção destas “comunidades de fé”, como chama Bersch. “Falamos sobre as capelas, cemitérios, práticas de cultos e também voltamos os olhos para tudo isso na atualidade.” Espaços da obra foram disponibilizados a novas religiões. Cerca de 150 pessoas também relataram o próprio envolvimento com a fé.

Vendo todo o trabalho, o escritor acredita que as religiões deixaram influências diversas. As positivas foram a escolarização, a formação de organizações sociais, e a prática da reflexão sobre o sentido do ser humano na terra. Enquanto as negativas, estão ligadas aos preconceitos entre as igrejas, e o esquecimento da pessoa como indivíduo, para enfoque total na vida religiosa.

“Esperamos que as pessoas analisem, e a partir de então, projetem seu futuro.”

Venda

De um total de mil exemplares impressos, 410 serão colocados à venda no lançamento, ao custo de R$ 15. Na noite cultural, ainda ocorrerá celebração ecumênica de Ação de Graças, apresentação de corais do município, além de sessão de autógrafos e apresentação de esquete sobre a produção do conteúdo. O restante será entregue à Secretaria de Educação e Cultura e entidades educacionais e culturais, para disponibilizarem à comunidade via empréstimo.

Acompanhe
nossas
redes sociais