Um dos segmentos mais afetados pela crise econômica, o setor imobiliário começa a dar sinais de retomada. Durante a Expovale 2016, as duas construtoras que montaram estandes no pavilhão 2 celebraram novos contratos e estabeleceram contato com clientes em potencial.
Gerente da construtora e incorporadora Imojel, Amanda Demiquei Pohl contabiliza cerca de R$ 1,5 milhão em negócios fechados no evento. Para o último fim de semana, projeta dobrar o valor. “Os resultados e a visibilidade alcançada nesses dias mostra que o interesse das pessoas no mercado imobiliário está em alta.”
Segundo Amanda, mesmo que o Vale do Taquari não tenha sentido tanto os efeitos da recessão na comparação com outras regiões, o segmento enfrentou uma forte queda no últimos anos. “Agora, percebemos que as pessoas estão deixando de lado a ideia de crise.”
Para ela, além das vendas diretas, a feira traz a perspectiva de resultados após o evento. “Tivemos muitas visitas de pessoas interessadas em investir em imóveis”, aponta.
Corretores da construtora Diamond, Alberto Motta e Felipe Kammer afirmam que os contatos e a exposição institucional são os principais benefícios da feira.
Conforme Kammer, a Expovale surpreendeu pelo público expressivo. “Aproveitaram a oportunidade para conhecer de perto as maquetes e conhecer os empreendimentos”, alega. Pensando nisso, a empresa realizou o lançamento de um novo prédio, cuja procura foi satisfatória.
“As pessoas perceberam que o investimento em imóveis é seguro”, ressalta. Segundo ele, a Expovale ajuda as empresas a compreenderem melhor o momento do mercado e se preparar ainda mais para uma recuperação que já começa a ser sinalizada.
[bloco 1]
Jornada técnica
A Acil realizou na tarde de sexta-feira o lançamento da Jornada Técnica do Setor Alimentício – AlimentaAção RS 2017. O evento ocorrerá nos dias 18 e 19 de maio no hotel Weiand, em Lajeado, e terá palestras técnicas, oficinas e rodadas de negócios.
De acordo com o diretor de Responsabilidade Social da Acil, Gilberto Soares, o evento visa atender o setor mais relevante da economia regional. “A intenção é criar uma sinergia para que o Vale seja reconhecido como produtor de excelência em alimentos.”
Com o tema “Tudo que as micro e pequenas indústrias precisam saber para produzir mais, melhor, vender e vencer”, o evento está em fase de elaboração da programação e definição de palestrantes e oficinas.
Conforme Soares, a intenção é permitir que as centenas de empresas do setor na região possam se reunir e ter acesso a informações e novas tecnologias do setor. O evento é realizado em parceria com o Grupo Técnico de Alimentos (GTA).

(SEM LEGENDA)
Gestão de marcas
O núcleo de marcas da Acil promoveu na noite de quinta-feira, 17, a palestra “Gestão de marcas: o que é, afinal?”. O evento foi ministrado pela coordenadora do MBA Internacional Branding & Business da Univates, Elizete Kreutz.
Elizete falou sobre as estratégias para manter e conquistar o público. Segundo ela, mais do que ter uma marca, é preciso mantê-la viva e com um conceito positivo. “Não adianta ser lembrada se não for querida e desejada.”
Para a palestrante, os empresários precisam compreender que, antes de serem donos de empresas, são donos de uma marca em constante evolução. “Precisa de uma estratégia que acompanhe essa transformação e permaneça na mente do consumidor.”

(SEM LEGENDA)
Construmóbil
Também na quinta-feira, foi realizado o lançamento oficial da Construmóbil 2017. A Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração ocorrerá entre os dias 26 de setembro e 1º outubro de 2017, no Parque do Imigrante.
A oitava edição do evento terá como enfoque a economia colaborativa. Para o presidente da comissão organizadora, Marcos Mallmann, o conceito pode ser muito explorado no Vale, devido às constantes transformações da comunidade regional.
Para ele, a Construmóbil tem o potencial de superar os desafios advindos da crise econômica. “Vamos nos fortalecer para que o segmento seja cada vez mais forte, investindo em tecnologia e ações diversas.”
De acordo com o publicitário Márcio Alessio, o evento visa deixar um legado para a sociedade. “Queremos provocar o debate do compartilhamento, seja no trânsito, na questão ou outras. A intenção é construir juntos um caminho que possa mudar a vida das pessoas.”

(SEM LEGENDA)
Programação
Sábado
Auditório Expovale
8h às 12h – Reunião/Palestra da Avat
15h – Encontro Estadual de Soberanas
Palco Praça de Alimentação
16h – Telo & Tobias
20h – Grupo Saudade do Samba
Arena de Shows
20h – Jonas e Lucas
22h30min – Pedro Paulo e Alex (PPA)
Domingo
Palco Praça de Alimentação
14h – Walter Silva
17h – Ricardo Petter
Arena de Shows
15h – Os Peraltas – Show Infantil