Cidade das Orquídeas

Caminhos

Cidade das Orquídeas

O pequeno território de Mato Leitão tem localização privilegiada, entre os vales do Taquari e Rio Pardo

Cidade das Orquídeas
Vale do Taquari

A sede do município fica localizada a três quilômetros do pórtico, na RST-453. Ao entrar na cidade, o visitante encontra ruas bem arborizadas e residências ostentando o colorido das flores. Em muitas casas, a flor símbolo tem lugar especial no jardim ou sacada. O interior é farto em eventos gastronômicos.

No início, o nome do local era Fazenda Boa Vista, pertencente à família do coronel João de Freitas Leitão, morador de Rio Pardo. Vem daí o nome da cidade, originário dos habitantes das colônias próximas que denominavam a região de “Leitão’s Wald”, o que em alemão significa mato do senhor Leitão.

Logo na chegada, na principal avenida, a Igreja Matriz Santa Inês dá um toque de modernidade. Inspirada em obras de Oscar Niemeier, foi construída na mesma época de Brasília. Seu estilo futurista e imponente aparece em todo material de divulgação do município. Na praça, a paróquia promove todos os anos o Terno de Reis, que atrai adeptos de várias cidades.

Comércio, órgãos públicos e as principais indústrias se encontram na via principal. Quase no fim dela, localiza-se a Sociedade União Boa Vista, palco dos principais eventos, entre os quais a Exposição Estadual de Orquídeas (bianual) que ocorre sempre em ano par, no primeiro fim de semana de dezembro, com visitantes e expositores de todo país.

Passear pelo interior do município é fácil. As estradas de chão têm boa sinalização e os moradores são prestativos nas informações. Em direção a Sampaio, as vias são mais sinuosas, mas reservam um passeio agradável em meio à natureza, pontes de ferro e casas antigas, muitas delas, fechadas ou em ruínas.

A cultura alemã está presente em todos as localidades, exceto na Vila Santo Antônio. Lá, os lusos predominam no cultivo diversificado e ostentam com orgulho vários eventos importantes durante o ano: rodeio crioulo, veloterra e os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). Em sinal de valorização, o município construirá um parque de eventos na localidade, a ser denominado de Parque das Orquídeas. A escola da localidade integra as organizações e um de seus eventos é o Festicanto, bianual.

Acompanhe
nossas
redes sociais