Painel aponta tendências da produção de alimentos

Vale do Taquari

Painel aponta tendências da produção de alimentos

XVI workshop do setor integra programação da Expovale 2016

Painel aponta tendências da produção de alimentos
Vale do Taquari
CCR-aviso-ponte

Promovido pelo Grupo Técnico de Alimentos (GTA) em parceria com a Acil, o XVI Workshop de Alimentos tratou assuntos debatidos pela indústria do setor sob a perspectiva de profissionais e estudiosos da área.

A primeira palestrante foi a professora do curso de Tecnologia e Ciências dos Alimentos da UFSM, Neila Richards. Ela falou sobre o comportamento dos diferentes tipos de gordura na composição dos produtos alimentícios e na dieta dos consumidores.

Segundo ela, as gorduras contribuem para a composição da textura dos alimentos e são importantes para fermentar determinados produtos. Porém, alerta para os malefícios causados pelos os ácidos graxos trans no organismo.

Neila também falou sobre hábitos alimentares que auxiliam a eliminar a gordura prejudicial. Segundo ela, a indústria precisa ficar atenta aos anseios dos clientes. “Hoje o consumidor está preocupado com a saúde, mas quer produtos que também deem sensação de prazer.”

Para Neila, no caso das gorduras, essa combinação é mais difícil, mas possível. Entre as medidas, está a troca da gordura vegetal hidrogenada por outras menos prejudiciais. Lembra que mesmo na gordura animal existem ácidos graxos benéficos ao organismo.

“No caso dos ruminantes, existe o ácido linoleico conjugado, que é a gordura trans do bem. Ele ajuda na digestão e protege o estômago de outros ácidos”, aponta. Conforme Neila, essa gordura benéfica também está presente no leite e seus derivados.

 Palestras abordam a relação entre indústrias e consumidores. Evento faz parte da programação da Expovale e continua hoje, no salão de eventos da Acil

Palestras abordam a relação entre indústrias e consumidores. Evento faz parte da programação da Expovale e continua hoje, no salão de eventos da Acil

Alergênico exige atualização

Engenheira de alimentos da empresa SGS do Brasil, Rosinely Casadó falou sobre o gerenciamento de ingredientes capazes de causar alergia a determinados grupos de consumidores. Segundo ela, as indústrias do setor precisam conscientizar seus clientes sobre o tema.

“Muitas vezes a empresa implanta seus controles e esquece que o consumidor não entendeu muito bem o que é alergênico, então, ele aparece no rótulo e acaba assustando”, ressalta. Para Rosinely, as indústrias também precisam investir no controle da cadeia de produção, em especial dos fornecedores.

Lembra que não adianta estipular as boas práticas de produção dentro da fábrica se não existe a qualificação e controle de quem fornece os insumos. Alerta também para a necessidade de estar atento às mudanças de legislação promovidas pela Anvisa.

“Todas as alterações na legislação estão disponíveis no site da agência”, ressalta. Conforme a engenheira, as mudanças ocorrem em função de informações obtidas em pesquisas científicas que determinam a regulamentação do setor.

Conhecimento compartilhado

Entre os participantes do evento, estavam alunos do curso de Tecnologia do Alimento do IFRS de Bento Gonçalves. Para a estudante Camila Celant, o workshop serviu para esclarecer na prática muitos temas abordados teoricamente em sala de aula.

“Como os palestrantes trabalham faz muito tempo na área, nos mostram onde se aplicam os conceitos”, aponta. Para Aldiane Meggiolaro, o evento agrega conhecimento e ajuda a mostrar os assuntos abordados fora do universo acadêmico.

Para André Araújo, da empresa Univar, as palestras com especialistas nacionais abrilhantaram o evento deste ano. “Como a região é um polo de alimentos, eventos desse porte são bem vindos porque acabam fortalecendo toda a base técnica fundamental para o crescimento das empresas.”

Escolas e terceira idade

Estudantes de mais de dez municípios da região participam hoje da programação Tarde das Escolas da Expovale. A atividade ocorre das 14h às 18h, e é direcionada aos alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. A entrada é gratuita e cada criança ganha um bilhete para brincar no Parque de Diversões.

Hoje também ocorre o Baile da Terceira Idade, a partir das 14h na Praça de Alimentação. O evento inicia às 14h, com animação da Banda Trio Guaruja & Cia. A entrada para os idosos será R$ 4, metade do valor normal.

Worksho de Alimentos

Hoje

• 8h às 9h15min
Fortificação em alimentos
Palestrante: Daniela Gastaldo Corbion

• 9h30min às 10h45min
Snacks: tipos, composição e processamento
Palestrante: professora Neila Richards
Tecnologia e Ciências dos Alimentos – UFSM

• 10h45min às 12h
Aspectos tecnológicos e nutricionais de produtos lácteos
Palestrante: Rodrigo Miyake Kerry

• 13h30min às 14h45min
Avaliação sensorial como ferramenta estratégica
Palestrante: Lucila Vicari
Duas Rodas

• 14h45min às 16h
Aplicação de sílica em alimentos
Palestrante: Laura Dominciano Grace

• 16h às 17h30min
Como se diferenciar no mercado sem glúten
Palestrante: Luciana Yoshioka
Ingredion Brasil

Acompanhe
nossas
redes sociais