Imposto de Renda pode beneficiar a FundeF

Lajeado

Imposto de Renda pode beneficiar a FundeF

Recurso arrecadado será usado na compra de materiais odontológicos e de cirurgias

Imposto de Renda pode beneficiar a FundeF
Lajeado
CCR-aviso-ponte

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente aprovou, na semana passada, um projeto de arrecadação de recursos da Fundação para Reabilitação das Deformidades Craniofaciais (FundeF).

A partir de agora, moradores da região podem destinar parte do seu Imposto de Renda (IR) à entidade. O valor doado será abatido do imposto no próximo ano.

As pessoas físicas que doarem até o fim de 2016 podem repassar até 6% do valor total devido. Enquanto aquelas que o fizerem somente na declaração do IR, em 2017, terão a possibilidade de encaminhar apenas 3%. As empresas podem repassar até 1% do lucro real.

Para o diretor da FundeF, Adriano Strassburguer, a doação é a forma mais segura de os contribuintes investirem seu dinheiro na região. “Todos temos que pagar. Sabemos que esses recursos vão para Brasília, e de lá, não sabemos se voltam para nós. Hoje, todas as instituições de saúde enfrentam problemas, e essa é uma forma muito fácil de ajudar”, acredita.

Ele afirma que os recursos repassados pelo governo são insuficientes e, por isso, anualmente, a FundeF pede o auxílio da comunidade. Nos outros anos, a entidade arcava com as despesas o quanto conseguia, e depois solicitava ajuda. Agora, com a oportunidade de usufruir do IR, organizou uma campanha antecipada.

A pretensão da FundeF é captar R$ 185 mil, para a aquisição de materiais que serão usados durante 2017 nos atendimentos odontológicos e nas cirurgias. “Assim fizemos uma compra para o ano inteiro”, afirma. Além dessas duas especialidades, a entidade ainda oferece atendimentos psicológicos, fonoaudiológicos e otorrinolaringológicos. Cerca de 900 crianças com fissuras labiopalatais são atendidas mensalmente na sede da instituição, no Hospital Bruno Born (HBB).

Como funciona

Os interessados em doar podem contatar com a FundeF, pelos 3714-3711 e 3748-5151. A entidade realizará o encaminhamento do pedido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, que emitirá um boleto para pagamento. De todo o valor arrecadado, 20% ficará no fundo, e será rateado no fim do ano com instituições voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes.

O sonho da sede própria

O mesmo modelo de arrecadação de recursos deverá ser utilizado na construção da sede própria da FundeF. Alguns trâmites burocráticos e o licenciamento ainda são necessários para que o valor da obra seja orçado. Strassburguer considera que até o fim do ano essa etapa fique pronta, e seja possível iniciar a captação de verba. “Temos boas expectativas”, afirma.

Acompanhe
nossas
redes sociais