Quatro equipes nas categorias titular e aspirante disputam os títulos do Campeonato Regional – Copa Certel/Sicredi. Os jogos iniciam às 15h para o segundo quadro. Atletas titulares entram em campo às 17h. Ingressos custam R$ 5.
Conforme levantamento feito a partir de 1989 por Ivar Dilli, no site Futebol Regional, 50 clubes chegaram à semifinal da competição promovida pela Aslivata. Dos classificados em 2016, Ser São Cristóvão, de Lajeado, é o que tem mais experiência nessa fase, são oito participações. Em contraste, Aimoré, de Estrela, disputa pela segunda vez essa fase da competição.
Na categoria aspirante, o União Campestre é o único time que conquistou o título. Em 2011 derrotou o Tiradentes, de Nova Bréscia, na decisão. Quem vem forte na busca do título inédito é o Imigrante. Até o momento, a equipe de Estrela é a única invicta.
[bloco 1]
Veterano define os semifinalistas
Em Teutônia, o XV de Novembro terá de superar o atual campeão, Juventude, para chegar à semifinal. Para isso, precisa vencer no tempo normal e nas penalidades. Depois de empatar o primeiro jogo em 0 a 0, o Arroio do Ouro joga contra o Arroio Alegrense por uma nova igualdade.
Em São Jacó, Teutônia, o Águia Azul recebe o Estudiantes necessitando vencer para se classificar à semifinal. Como empataram em 2 a 2 no jogo de ida, novo empate classifica o time visitante.
Em Taquari, o Pinheiros recebe o União precisando vencer no tempo normal para levar a decisão da vaga aos pênaltis.
Titular
Vice-campeão em 2013, o time de Linha Delfina chega pela segunda vez nesta fase da competição. Neste ano, a equipe comandada por Elton Steffens, o “Pirulin”, detém a melhor campanha entre os quatro clubes.
Campanha em números
Vitórias: 9
Derrotas: nenhuma
Empates: 3
Gols marcados: 26
Gols sofridos: 9
Disciplina: 390 pontos
Artilheiro: Gregori Flores (6 gols)
25 de Julho
Atual campeão, o 25 de Julho, de Cruzeiro do Sul, disputa a terceira semifinal da Aslivata. Nos outros anos em que disputou a competição, foi terceiro colocado em 2012 e campeão no ano passado. Nesta edição, o time de Monga segue invicto.
Campanha em números
Vitórias: 8
Derrotas: nenhuma
Empates: 4
Gols marcados: 35
Gols sofridos: 16
Disciplina: 350 pontos
Artilheiro: Willian Kochemborger (12 gols)
Juventude
Pela terceira vez na semifinal, o Juventude, de Westfália, busca o título 26 anos depois de retornar à decisão do Regional Aslivata. Em 1990, a equipe perdeu o título para o Cruzeiro, de Venâncio Aires.
Campanha em números
Vitórias: 7
Derrotas: 2
Empates: 3
Gols marcados: 28
Gols sofridos: 12
Disciplina: 310 pontos
Artilheiro: Joceir Florencio
(10 gols)
O time lajeadense é o que mais vezes disputou a semifinal. Com a edição deste ano, são oito participações. A última vez que a equipe chegou nessa fase foi em 2014, quando foi eliminada para o União Carneiros, campeão daquele ano.
Campanha em números
Vitórias: 7
Derrotas: 3
Empates: 2
Gols marcados: 25
Gols sofridos: 7
Disciplina: 450 pontos
Artilheiro: Rudimar Golin, o “Maravilha”, (7 gols)
Aspirante
Querendo repetir a campanha do EC Encantado, vice-campeão regional em 2003, o Clube Atlético Navegantes (CAN) aposta no entrosamento dos atletas e no bom retrospecto para seguir na disputa pelo título.
Campanha em números
Vitórias: 8
Derrotas: 1
Empates: 3
Gols marcados: 26
Gols sofridos: 10
Disciplina: 720
Artilheiro: Alex Sandro
Agnoletto Junior (6 gols)
Equipe de Estrela é a única invicta. Além disso, tem a melhor defesa com quatro gols sofridos em 12 jogos. No domingo, o técnico Tiago Kunzler tem quatro jogadores suspensos, dentre eles, o capitão Toquinho.
Campanha em números
Vitórias: 6
Derrotas: nenhuma
Empates: 6
Gols marcados: 17
Gols sofridos: 4
Disciplina: 910
Artilheiro: Jordi Gomes (4 gols)
Único campeão entre os semifinalistas, o União Campestre venceu a competição em 2011. Para chegar mais uma vez à decisão, a equipe aposta no artilheiro Julian Krindges, o “Schmia”.
Campanha em números
Vitórias: 7
Derrotas: 3
Empates: 2
Gols marcados: 39
Gols sofridos: 17
Disciplina: 480
Artilheiro: Julian Krindges, o “Schmia” (15 gols)
Para fazer história na competição, o 11 Amigos busca chegar pela primeira vez à decisão do Regional. Nos dois últimos anos, a equipe de Poço das Antas parou na segunda fase, em 2014, e nas oitavas de final, em 2015.
Campanha em números
Vitórias: 5
Derrotas: 3
Empates: 4
Gols marcados: 17
Gols sofridos: 12
Disciplina: 420
Artilheiro: Gabriel Recktenwalt (10 gols)