Município pressiona Estado  para reiniciar asfaltamento

Arroio do Meio

Município pressiona Estado para reiniciar asfaltamento

Daer e empresa contratada para obra se reúnem amanhã

Município pressiona Estado  para reiniciar asfaltamento
Arroio do Meio

O prefeito Sidnei Eckert, o vice Áurio Scherer, líderes das localidades de Arroio Grande e Dona Rita e vereadores foram ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) pedir a retomada do asfaltamento da VRS-482. As obras na via, que liga o município a Capitão, estão paradas faz meses. O motivo seria a falta de recursos do Estado.

“A empresa alega falta de pagamento e o Daer diz que os pagamentos estão em dia”, afirma o prefeito. Os moradores do local foram os organizadores da reunião, tendo em vista a poeira e os buracos na estrada. Agora, eles ameaçam fechar a ERS-130, caso a pavimentação não volte a ser executada em 30 dias. Porém, já aguardam com entusiasmo possíveis novidades.

Isso porque amanhã o sócio-proprietário da Construtora Giovanella, Nilson Giovanella, irá até o Daer para tratar sobre o andamento dessa e outras obras. “Sempre que voltamos de Porto Alegre ficamos com esperanças. Tomara que agora se concretize”, torce Eckert.

A Giovanella é responsável por 30% do asfaltamento da via, cerca de quatro quilômetros, onde já realizou a drenagem, parte da base e de uma galeria para a passagem de um arroio. Serviço pelo qual já teria recebido, segundo Giovanella. Porém, faltariam repasses para o que ainda precisa ser concluído. “Como a obra depende de recursos do Estado, e eles não estão bem financeiramente, acaba trancando. Mas vamos ver isso na sexta-feira como vai ficar. Precisa de dinheiro para asfaltar aquela parte de Dona Rita”, afirma. Nessa parte da via, o município já fez, por conta própria, a pavimentação de três quilômetros.

Galeria precisa ser concluída

O Daer informou, por meio de nota, que a empresa contratada para as obras da VRS-482 já executou a galeria de concreto, mas ainda precisa fazer o aterramento. O local de extração do material necessário a esse serviço já foi definido. A partir da conclusão dessa etapa, será tratada entre a construtora e a autarquia a retomada da pavimentação. Segundo o Daer, a definição deve ocorrer em breve.

Obras ficaram estagnadas neste ano. Poeira e buracos incomodam moradores

Obras ficaram estagnadas neste ano. Poeira e buracos incomodam moradores

Entenda o caso

Há 18 anos, foi iniciado o asfaltamento da via. A Construtora Better chegou a fazer a terraplanagem e drenagem de nove dos 16,53 quilômetros. Mas interrompeu a obra quando houve a troca de gestão do RS. Em 2015, após promessas do governador Tarso Genro, a obra foi retomada. Dessa vez, pela Construtora Giovanella, tendo em vista que entraves judiciais não permitiam que a antiga empresa realizasse a pavimentação.

Porém, ao longo deste ano, a nova contratada praticamente parou o serviço, e agora negocia o reinício. O custo estimado da obra é de R$ 16 milhões. O asfaltamento dos outros 70% da via ainda não é tratado pelos envolvidos.

Acompanhe
nossas
redes sociais