Em quatro anos, 11 morrem eletrocutados

Estrela

Em quatro anos, 11 morrem eletrocutados

Pedro Hauschild sofreu uma descarga elétrica ontem

Em quatro anos, 11 morrem eletrocutados
Vale do Taquari
oktober-2024

Ao desligar o disjuntor de luz da cerca de arame farpado, usada para afastar os animais, o produtor rural Pedro José Hauschild não imaginava que ela ainda estivesse energizada. Com os ventos do último temporal, o poste usado para levar energia à casa inclinou e o cabo de força que leva energia elétrica à casa do agricultor ficou enroscado na cerca.

O incidente ocorreu às 11h, em uma propriedade rural de Linha Lenz. De acordo com técnicos da rede de serviços Certel, não era rede de alta tensão. Mas a chuva e o lamaçal formado ampliaram ainda mais a força do choque.

Hauschild morreu no local. O cunhado afastou o corpo com um pedaço de madeira e, depois de pedir socorro, constatou que não havia mais batimentos nos pulsos. Segundo os eletrotécnicos, na tentativa de salvá-lo, o cunhado correu o risco de sofrer uma descarga elétrica.

Conforme o major da Brigada Militar, Marcelo de Abreu Fernandes, o policiamento foi chamado, mas, ao chegar foi informado sobre o óbito.

O ponto do acidente foi isolado e a Polícia Civil foi chamada para fazer a análise do local. O corpo de Hauschild passou por necropsia no DML de Lajeado.

Imperícia é a principal causa

Desde 2012, 11 pessoas morreram em decorrência de acidentes elétricos no Vale do Taquari. Dessas, sete vítimas eram de Estrela. Imperícia nas instalações e reparos caseiros são os principais motivos. Em dois casos, morreram três pessoas, pois tentaram remover as vítimas sem os devidos cuidados.

Só em 2014, foram seis. O primeiro caso ocorreu em janeiro, quando o agricultor Décio José Walter, 63, tentou consertar um cabo que rompeu o abastecimento de energia da casa. Os fios rompidos, estendidos no chão, provocaram o óbito. Walter tinha hábito de remendá-los sem desligar a chave geral. A chuva e os pés descalços foram agravantes.

A família percebeu a ausência do idoso. Ao tentar encontrá-lo, por volta das 3h, o genro Charles Thomas, 32, e o irmão, Virgílio, 37, avistaram Walter caído em meio ao matagal. Eles estavam de chinelos e tentaram chegar até o corpo. Foram atingidos com os fios caídos e também morreram eletrocutados.

Outros Casos

19 de janeiro de 2012, Paverama – Maicon Samuel Costa de Souza, 19, trabalhava em um ateliê de calçados quando foi eletrocutado. Foi socorrido no Hospital Ouro Branco, mas morreu.

2 de fevereiro de 2013, Estrela – Claudimir Rodrigues dos Santos, 27, recebeu um choque elétrico na empresa onde trabalhava como soldador.

18 de outubro de 2013, Santa Clara do Sul – Vanderlei da Costa, 39, morreu eletrocutado enquanto estendia roupas em um varal feito com fios de luz ligados à energia elétrica.

23 de outubro de 2013, Cruzeiro do Sul – Fábio Schoninger, 28, morreu no Hospital Bruno Born, sete dias depois de receber uma descarga elétrica e cair de um poste, no bairro São Bento, em Lajeado.

11 de janeiro de 2014, Estrela – Décio José Walter, Charles Thomas e Virgílio Walter morreram eletrocutados em propriedade rural em Linha Geraldo.

5 de outubro de 2014, Estrela – Douglas da Rocha, Corálio Delpino Lopes e José Luís de Souza morreram eletrocutados. Feridos: Antônio da Rocha, Daniel Sebastian de Souza e Neli da Rocha.

9 de novembro de 2016, Estrela – Pedro Hauschild morreu eletrocutado ao tentar consertar uma cerca que ainda estava energizada.

Acompanhe
nossas
redes sociais