Os professores da região optaram por aguardar orientação da assembleia geral, agendada para o dia 19, para definir qual será a estratégia de pressão ao governo Sartori. As principais exigências são que o Executivo quite o 13º e os salários em dia. Entre a categoria cresce a possibilidade de não entregar os cadernos de avaliação, impedindo assim o encerramento do ano letivo.
A proposta de não entregar as notas dos estudantes começou a ser discutida na semana passada entre integrantes do Cpers. Na assembleia regional, ocorrida ontem em Estrela, a ideia ganhou novas adesões. Para os professores, essa medida é mais eficiente do que uma greve no início de 2017 para cobrar o governo.
Mesmo sendo bem recebida entre a categoria, a opção do magistério do Vale é discutir a proposta nas escolas para ganhar mais adesão local e garantir a aprovação no encontro estadual marcado para dia 19, em Porto Alegre. O presidente do 8º núcleo do Cpers, Oséas Souza de Freitas, avaliou positivamente a decisão. “Ficou bem desenhado a opção por não encerrar o ano letivo. Eu me considero satisfeito com a decisão definida hoje, pois teremos bastante tempo par ventilar essa ideia.”
Para o presidente, mesmo sem o encerramento do ano letivo, os estudantes do 3o ano do Ensino Médio não devem ser prejudicados. “Eles fizeram o Enem, e ele já garante o certificado de conclusão para quem atinge a pontuação mínima exigida.” Souza acredita que as matrículas em universidades também podem ser feitas normalmente.
Manifestações na sexta-feira
Outra definição foi a participação dos professores na greve geral, convocada por centrais sindicais sexta-feira, 18. A adesão será definida em cada município. Em Estrela a concentração ocorre na praça próximo à câmara de vereadores.
Durante os protestos, está prevista a coleta de assinaturas do abaixo-assinado pedindo o impeachment do governador José Ivo Sartori. Novas manifestações estão previstas para o dia 25, quando está agendada outra greve geral em todo país. O protesto deve seguir o mesmo molde desta sexta-feira.