O salão social Martin Luther, em Languiru, será palco de mais um Encontro Anual da Terceira Idade. O evento promovido pela Associação de Grupos da Terceira Idade e Secretaria de Cultura e Turismo ocorre a partir das 9h. A entrada é gratuita e o cartão para almoço será vendido no local.
Alunos das escolas Gomes Freire de Andrade, Tancredo Neves e Instituto de Educação Cenecista General Canabarro (IECG) apresentam, às 11h, a comédia La Nona, do dramaturgo argentino Roberto Cossa.
Conforme o diretor e sociólogo Antônio Lopes, a história escrita durante a ditadura militar argentina teve um propósito que se encaixa na realidade brasileira. “É uma comédia, que mostra por meio de uma metáfora a avareza familiar e os maus-tratos aos idosos.”
Na montagem, Lopes faz uma crítica social à desumanização de pessoas mais velhas. O grupo conta com 15 estudantes e com o ator convidado Tony Filho.
Haverá animação musical com o Coral da Melhor Idade e intervenções religiosas com padres e pastores.
A programação conta ainda com apresentações artísticas do Grupo Amizade e do Grupo Danças e Ritmos, coordenados pela professora Sônia Lúcia Gomes. Também haverá escolha da soberana, rei e rainha da terceira idade.
Conforme o secretário da Cultura e Turismo, Orlando Dahmer, existem cerca de quatro mil pessoas com idade acima dos 60 anos no município. Isso corresponde a 13,3% da população. Para 2030, a projeção é de que existam dez mil idosos. “Esses dados demonstram que deve haver responsabilidades e políticas públicas, qualificação em hospitais e postos de saúde para atender a demanda”, alerta.
O município tem 15 grupos organizados que se reúnem uma vez por mês para atualização de informações por meio de palestras. Os temas estão relacionados à saúde e alimentação. A cada reunião, um músico se dedica a animar os encontros. “Os idosos precisam de ocupação. Enquanto dançam, não precisam de remédios. Eles necessitam de movimento”.
Além disso, são ofertadas caminhadas orientadas e incentivo ao esporte por meio da prática do câmbio. As atividades mantêm o cérebro em exercício constante, contribuindo para a manutenção da memória, além de elevar a autoestima, diz.
Município sedia encontro regional
No dia 22 ocorre o Encontro Esportivo Regional para Idosos, na Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru. Na programação, constam o tradicional câmbio, canastra, bolão e bolãozinho de mesa. Outra atração são os times da Federação de Clubes da Terceira Idade do RS.