A 3ª Semana do Empreendedorismo de Estrela foi aberta ontem, no auditório da La Salle. Promovida pela administração municipal em parceria com a câmara de vereadores e a faculdade, ocorre até amanhã com palestras de incentivo ao desenvolvimento de novos negócios, em especial para os jovens.
O primeiro dia do evento foi marcado pelo painel sobre o perfil do empreendedor. O coach e músico Ivan Fortes e o administrador Ivan Maia trouxeram uma visão jovem do tema, falando sobre as características necessárias para empreender e a importância da comunicação para alcançar os objetivos.
Segundo Fortes, a grande característica das pessoas que seguem por esse caminho é a inquietação e a vontade de fazer coisas diferentes do trivial. “O empreendedor precisa pensar fora da caixa.” Hoje, às 19h, ocorre palestra com o professor Rogério Kober, que abordará o tema “O empreendedorismo ao alcance do todos”, no auditório da La Salle.
Amanhã, 10, o evento ocorre na câmara de vereadores. A partir das 19h30mim, serão apresentados cases de sucesso, com a participação dos empresários Luís Bald, da loja Show dos Esportes, Lívia Andrade, da Campo Limpo, Roberto de Oliveira, da Estrelat, e Luís Augusto Wickert, da Trip Tecnologia.
Também amanhã a Unidade Móvel do Sebrae estará no município para prestar orientações aos empreendedores. O veículo ficará em frente à câmara de vereadores das 9h às 12h e das 13h às 17h, para prestar assessoria em gestão empresarial, informações sobre a abertura de empresas e acesso ao crédito, além de serviço de apoio aos microempreendedores individuais.
Força do conhecimento
Para o reitor da La Salle, irmão Marcos Corbellini, o tema da semana é fundamental diante da forma como a sociedade está estruturada. Segundo ele, existem nichos de mercado que precisam ser ocupados por pessoas dispostas a empreender.
“O empreendedor tem que saber que é a hora e a vez dele, botar a cara e produzir, não apenas esperar as coisas acontecerem”, alega. Conforme Corbellini, para que as ideias sejam colocadas em prática, o conhecimento é fundamental, assim como o esforço.
“Qualquer ideia inovadora precisa de conhecimento para ser aplicada, não apenas de informações”, aponta. De acordo com o reitor, é necessário saber pensar, elaborar e relacionar as informações recebidas para obter o sucesso.
Retenção de talentos
Prefeito em exercício, Valmor Griebeler acredita que a Semana do Empreendedorismo ajuda no desenvolvimento futuro do município. Segundo ele, a administração municipal tem a função de criar a infraestrutura para que as pessoas possam morar e se desenvolver na cidade, assim como investir.
“Antigamente nossos filhos tinham que sair de Estrela para tocar a vida, porque não havia oportunidade no mercado de trabalho do município”, ressalta. Conforme Griebeler, a intenção do evento e das demais iniciativas sobre o tema é fazer com que as pessoas possam continuar em Estrela.