MP apreende 2 toneladas de alimentos

Westfália

MP apreende 2 toneladas de alimentos

Força-tarefa interditou restaurante e autuou outros cinco estabelecimentos

MP apreende 2 toneladas de alimentos
Vale do Taquari

Seis estabelecimentos comerciais foram averiguados ontem pela Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar do Ministério Público. A operação resultou na apreensão de cerca de duas toneladas de produtos impróprios para consumo e na interdição de um restaurante.

De acordo com o coordenador da operação, promotor Alcindo Luiz Bastos da Silva Filho, foram verificadas denúncias sobre a fabricação de embutidos sem licença, alimentos vencidos, acondicionados em locais impróprios, além de produtos sem rotulagem ou procedência.

As irregularidades foram encontradas em dois mercados, um açougue, dois restaurantes e uma quitanda de alimentos coloniais.

Em relação ao acondicionamento, Silva Filho afirma que a maior parte dos problemas encontrados foi de produtos mantidos em locais com temperatura inadequada ou sem refrigeração.

O Bar e Restaurante do Bolinha foi o único estabelecimento interditado. Além das más condições de higiene no local, os fiscais encontraram alimentos vencidos e produtos sem procedência.

No Restaurante e Lancheria Rejane, foram apreendidas carnes sem indicação de procedência e produtos mal armazenados, além de pães e cerveja fora do prazo de validade.

Carnes, peixes, embutidos, pães, bolachas, ovos e bebidas, em sua maioria vencidos ou sem indicação de procedência, foram recolhidos no Mercado Avenida. No Mercado Redefort, foram encontradas mercadorias de açougue e padaria fora do prazo de validade e com refrigeração inadequada.

Embutidos e carnes em temperatura inadequada e sem indicação de procedência também foram encontrados no Açougue do Vadi. Na Tenda do Gringo, foram apreendidas bebidas, queijos, ovos, pães e outras mercadorias vencidas ou sem procedência. Todos os alimentos apreendidos foram descartados.

Operações anteriores

Essa foi a terceira operação realizada pela Força-Tarefa no Vale do Taquari em menos de um mês. Nos dias 20 e 21 de outubro, o MP apreendeu mercadorias em estabelecimentos de Encantado e Arroio do Meio.

A primeira operação ocorreu em Encantado, onde cerca de 6,5 toneladas de alimentos impróprios para o consumo foram apreendidas. A maioria dos produtos estava fora da fora do prazo de validade ou em condições inadequadas de armazenamento.

No dia seguinte, os agentes da força-tarefa recolheram três toneladas de produtos em dois supermercados de Arroio do Meio.

Coincidência

De acordo com o promotor Silva Filho, as operações no Vale do Taquari fazem parte de um trabalho que ocorre em todo o RS. “É coincidência que ocorreram três operações na região em um curto espaço de tempo.”

Segundo ele, a força-tarefa iniciou no litoral norte. De lá para cá, os MPs dos municípios passaram a solicitar operações específicas nas cidades onde atuam. “Entramos em mais de 170 estabelecimentos e a maioria apresentou irregularidades.”

Para o promotor, como as operações focam na segurança alimentar, acabam tendo apoio popular. Segundo Silva Filho, a preocupação com a qualidade dos produtos é cada vez mais maior na sociedade.

Acompanhe
nossas
redes sociais