Feira do Livro cria universo para leitores

Imigrante

Feira do Livro cria universo para leitores

Dois dias de programação promovem conhecimento por meio da leitura e da cultura

Feira do Livro cria universo para leitores
Vale do Taquari
CCR-aviso-ponte

Com o slogan “A magia da leitura nos leva à sabedoria do mundo”, a Feira do Livro promove conhecimento, cultura e arte. Organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, o evento ocorre nos dias 10 e 11, no ginásio municipal, com entrada gratuita.

O primeiro dia de atividades apresenta o vencedor do concurso de slogans, realizado na rede municipal de ensino. O aluno Nicolas Porsche, da Escola Municipal Arco Íris, foi o vencedor e receberá o prêmio na solenidade de abertura da feira. A organização também apresentará os vencedores do Concurso Fotográfico. Apresentações de estudantes e da Orquestra Municipal complementam a programação.

O segundo dia será direcionado para os estudantes, com contação de história, comercialização de livros e apresentação cultural.Foram convidados os escritores Roger Castro e Celso Sisto. As atividades iniciam pela manhã e reúnen os alunos da Educação Infantil.

A estudante Daniele Vuaden, 13, é o reflexo do incentivo à leitura na cidade. A adolescente se dedica aos livros desde que foi alfabetizada. Lembra que aguardava os livros novos na biblioteca do educandário para levar para casa. Primeiro, apreciava os livros da série Vagalume, que são infanto-juvenis, caracterizados por histórias pontuais, com textos diretos e compactos.

Os títulos foram mudando ao longo do tempo. Daniele recorda da série O Diário de um Banana e Meu Querido Diário Otário. Também já leu a coleção da escritora Meg Cabot, A Mediadora. Na lista de lançamentos, constam obras de youtuber como Kéfera Buchmann e Cristhian Figueiredo. A quantidade de livros varia conforme a extensão da publicação, mas Daniele lê em média dois exemplares a cada mês.

Leitura amplia resultados

Todos os anos, a escola de Daniele participa da Olimpíada da Língua Portuguesa. A turma da 8ª série ficou encarregada de produzir um texto em forma de memória literária. Para concluir a tarefa, a adolescente entrevistou uma vizinha da família.

Ela ouviu o relato de vida e documentou em texto único. A produção rendeu a classificação na escola e, depois, em âmbito municipal. Daniele atribui o resultado à dedicação pela leitura. Isso a incentiva ainda mais a buscar o conhecimento por meio das letras.

Festival reúne vozes locais

Outra promoção para o mês de novembro é o Festival de Canto. O concurso ocorre nos dias 16 e 17. As inscrições são gratuitas. Podem participar crianças até 5 anos na categoria infantil A. A infantil B é para alunos de 6 a 10 anos. Ainda há duas categorias para separar jovens e adultos. De 11 a 14 anos, participam cantores na categoria juvenil. A partir dos 15 anos, devem se inscrever na categoria adulta.

Os interessados devem procurar a Secretaria de Educação. O regulamento completo está disponível no Departamento de Cultura. Mais informações pelo 3754-1130.

Acompanhe
nossas
redes sociais