PRF agenda reunião para tratar da BR-386

Vale do Taquari

PRF agenda reunião para tratar da BR-386

Encontro deve ter a presença do MPF, Dnit, Detran, líderes locais e políticos do RS

PRF agenda reunião para tratar da BR-386
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O chefe da 4ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) do Rio Grande do Sul, Ronaldo Brito, convoca representantes de entidades diversas para debater os problemas relacionados à principal rodovia federal da região. O encontro deve ocorrer na quinta-feira, 10, a partir das 9h30min, no salão de eventos da prefeitura de Lajeado. Na pauta, a concessão da BR-386.

Brito encaminhou ontem o convite. “É muito importante a presença de todos. E a participação da imprensa é fundamental”, provoca. Segundo o chefe da 4ª DPRF, também foram convidados representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Dnit, ANTT, Detran, prefeitos da região e “políticos interessados no desenvolvimento do Estado”.

Conforme Brito, o “fulcro principal é a obtenção de respaldo político à liberação de recursos imediatos para a manutenção e melhoria da rodovia.” Entre os principais problemas apresentados pela equipe da PRF na região, a falta de pintura horizontal em alguns trechos, a incorreta realização das operações tapa-buracos, a ausência de roçadas em alguns pontos e falhas no traçado em “pontos de maior acidentalidade”.

“São ações de baixo custo e que podem reduzir consideravelmente o número de mortes, feridos e de danos”, descreve, no convite, o policial rodoviário.

Além desses problemas citados, a PRF apresenta outros três tópicos para debater com os participantes do encontro: acompanhamento do término da duplicação da BR-386 no trecho entre Bom Retiro do Sul e Estrela; acompanhamento da minuta da duplicação entre Lajeado e Iraí; e acompanhamento da minuta da concessão da rodovia federal, prevista para o ano que vem.

Durante o encontro marcado para a semana que vem, Brito pretende apresentar aos representantes das entidades convidadas alguns levantamentos estatísticos referentes aos impactos e custos gerados com os acidentes de trânsito na rodovia, “além de melhorias cruciais no trecho”. “Incitamos a todos que convidem aqueles que possam respaldar ou acrescentar crédito ao debate”, finaliza o chefe da 4ª DPRF.

Duplicação parada

A obra da nova pista em 33,4 quilômetros da BR-386 iniciou em novembro de 2010. A previsão era finalizar até julho de 2013. Na época, a obra estava orçada em R$ 150 milhões. No entanto, atrasos e alguns impasses com a Funai ampliaram o valor e atrasaram o cronograma de serviços.

Após série de imbróglios envolvendo a construção de uma nova aldeia indígena para os caingangues, contratada por R$ 8,5 milhões com consórcio de empresas, um novo problema paralisou, de vez, as obras em janeiro deste ano.

Com o corte de recursos do PAC anunciado pelo governo da ex-presidente, Dilma Rousseff, a obra foi suspensa. Hoje, está 91,6% concluída, com 22 dos 33,4 quilômetros previstos, entre Bom Retiro do Sul e Tabaí, já prontos e liberados desde 2014 para o tráfego de veículos. Para completar os sete restantes, empresas estimam aditivo de pelo menos R$ 25 milhões, e não há previsão para tal recurso.

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