Palestra trata sobre empreendedorismo

Lajeado

Palestra trata sobre empreendedorismo

Empresária Iva Cardinal aborda particularidades das mulheres nos negócios

Palestra trata sobre empreendedorismo
Lajeado

A Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) Lajeado promoveu na quinta-feira, 27, mais uma edição do Ideias que Alimentam. O tema da vez foi “Empreendedorismo feminino: da ideia à realização”. A palestrante, Iva Cardinal, é uma das idealizadoras da Confraria do Batom, que reúne empresárias para networking.

Ela dividiu a apresentação em três partes: empreendedorismo geral, voltado ao público feminino e o ato de iniciar um negócio. Com 12 anos de carreira, ela conta ter conhecido de perto as mazelas e bonanças do empreendedorismo. Seu principal negócio hoje é uma empresa de consultoria, atendendo principalmente entidades.

A criação da Confraria do Batom fez Iva voltar o olhar ao público feminino dentro do setor. Segundo ela, o motivo de empreender se divide entre necessidade, insatisfação, paixão e realização profissional. “Trata-se de uma busca em unir seus conhecimentos e habilidades, com o que gosta de fazer e o interesse do mercado.”

Iva mostrou ainda pesquisas que comprovam que a presença da mulher no empreendedorismo tem crescido cada vez mais. Para ela, isso tem a ver com mudanças recentes na sociedade. “Ela tinha um papel secundário na família, na política e no mercado de trabalho. E isso vem mudando.” Hoje, o poder de compra das mulheres aumentou, inclusive dentro de grandes empresas.

Facilidades e percalços

Para a empresária e palestrante, algumas características intrínsecas femininas facilitam e também dificultam a gestão da mulher como empreendedora. Segundo Iva, elas são mais abertas ao diálogo e à troca de informações. Além disso, têm mais condições de fazer múltiplas tarefas ao mesmo tempo e são mais inclusivas e colaborativas.

As mulheres também estão mais abertas a fazer consultorias, perguntas e a esclarecer dúvidas com outras empresárias. “Elas lideram de maneira mais holística, pensando no todo e nas consequências de uma decisão nas pessoas envolvidas em seu trabalho.”

Iva diz que o senso comum prega que mulheres são competitivas umas com as outras. “Dizem que elas querem puxar o tapete da colega, mas isso não passa de um mito.” Dados comprovam que parcerias entre instituições são mais comuns de acontecer em empresas lideradas por mulheres, diz. Por serem inseguras, elas planejam mais antes de abrir um negócio. “O objetivo é minimizar as chances de a iniciativa dar errado.”

Existem ainda diversos desafios enfrentados pelas mulheres no ramo do empreendedorismo. A mulher bem-sucedida causa estranhamento, diz Iva. “Muitas relatam que, por estarem em cargos de chefia em grandes empresas, acabam afastando os homens.” As pessoas têm um preconceito, pensam que ela não terá tempo para cuidar de sua vida amorosa e de uma família, comenta.

Muitas mulheres empresárias acabam fazendo jornada dupla. “Além de trabalhar o dia inteiro na empresa, ainda chegam em casa e têm que lavar, passar, cozinhar e limpar.” Só o fato de a mulher estar no mercado de trabalho já gera uma culpa. “Às vezes não é nem ela que se culpa, e sim a sociedade que impõe esse sentimento por ela não desempenhar papéis em tese destinado às mulheres.”

Quem é Iva

Ao lado da amiga e empresária Daniela Arruda, Iva fundou a Confraria do Batom. Além da iniciativa, está à frente da IC Brasil Consultoria e Treinamento Empresarial. Iva se tornou empresária em 2004, após uma bem-sucedida carreira executiva.

Na rotina, busca novidades sobre estratégia e gestão e tem sempre um próximo projeto para efetivar. Acredita que uma base acadêmica sólida, aliada à experiência de mercado, torna as chances de sucesso maiores. Em 2014, Iva esteve na Universidade Babson College, nos EUA, para compartilhar experiências.

Acompanhe
nossas
redes sociais