Pancs compõem cardápio nutritivo

Na Cozinha

Pancs compõem cardápio nutritivo

Pouco conhecidas, as plantas são de fácil cultivo. Antes de consumir, é preciso saber quais tipos são comestíveis

Pancs compõem cardápio nutritivo
Vale do Taquari
oktober-2024

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) servem de alimento, corante alimentício ou ingrediente de bebidas. Hoje pouco conhecidas e cultivadas, são plantas ruderais, que nascem espontaneamente. Segundo a responsável pela escola de gastronomia em Teutônia e professora da Universidade de Caxias do Sul, Michele Valent, as Pancs foram esquecidas com o tempo. “Eram alimentos comuns dos nossos avós e bisavós.”

Entre as Pancs mais comuns encontradas na região, Michele cita o menstruz, utilizado em cachaças, mas que também serve para machucados e rende uma nutritiva salada. A beldroega é planta que nasce nas calçadas e meios-fios. Rica em ácidos graxos e ômega 3, faz bem para o funcionamento cerebral. A azedinha tem gosto cítrico e também pode ser acrescentada às saladas.

O poejo, usado como tempero para carnes no período medieval, deixou de ser utilizado devido ao potencial abortivo. Mas pode ser empregado em pequenas quantidades, e não deve ser consumido por mulheres grávidas, diz Michele.

Para ela, a importância de comer Pancs está nos nutrientes. Trata-se da soberania alimentar, e no momento que a boa alimentação está disponível para todos, se torna democrática, considera.

Para fazer com que as pessoas retomem o hábito, informação e divulgação são essenciais. “Isso deve ser buscado em fontes idôneas e confiáveis.” Também é importante conversar com pessoas de gerações passadas. “Os idosos sabem sobre muitas espécies de Pancs que os mais novos não sabem por conta do conhecimento que se perdeu com o tempo.”

Além disso, cursos, leituras e acompanhamento com livros são importantes. A recomendação é ter um livro com figuras para comparação e identificação das plantas.

A Univates promove na instituição no dia 11 de novembro o curso Identificação e Cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs).

Segundo Michele, o cultivo das Pancs deve ser feito em áreas intocadas, matas e ambientes rurais. Mas isso não é uma regra. “Hoje, é difícil encontrar uma área que não tenha sido tocada pela civilização.” Por isso, é importante higienizar bem antes de comer. As Pancs também crescem facilmente em jardins, finaliza.

Acompanhe
nossas
redes sociais