Centro atenderá demandas escolares

Estrela

Centro atenderá demandas escolares

Unidade prestará serviços de atendimento psicológico dos estudantes do município

Centro atenderá demandas escolares
Estrela
oktober-2024

Uma iniciativa das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação pretende atender as demandas da rede escolar. O objetivo é contemplar as redes municipal, estadual e privada.

Os secretários se reuniram para debater a criação de um Centro Intersetorial de Atendimento às Demandas Escolares de Estrela (Ciade).

A expectativa é de que o Ciade comece as atividades em 2017. A próxima etapa é a definição de um espaço. A intenção é atender as necessidades enfrentadas pelos profissionais – tanto da área da educação, como da saúde e da assistência social.

De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Mallmann, todos os dias, os profissionais atendem crianças que apresentam dificuldades de relacionamento, comportamento e aprendizagem. “Em muitos casos, precisam de avaliações e tratamentos com especialistas”.

Segundo ele, a administração municipal não conta com um serviço de referência para essas situações, hoje encaminhadas para a Atenção Básica da Saúde ou para as vagas da Central de Regulação do SUS para atendimentos especializados.

O Ciade funcionaria de segundas a sextas-feiras, com um turno por semana reservado a reuniões internas sobre os casos.

A proposta reúne profissionais como neuropediatra, psiquiatra infantil, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo e psicopedagogo, além de equipe para a área administrativa.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Elmar Schneider, o município tem necessidade de um serviço especializado que avalie e atenda alunos com dificuldades escolares. Para ele, tais aspectos não são demandas para atendimento em atenção básica e nem Apae. “Eles não apresentam alguma deficiência intelectual, mas dificuldades de aprendizagem e relacionamento”, afirma.

Profissionais envolvidos

O projeto de criação do centro foi elaborado por profissionais das três secretarias. Pela Sedesth, a assistente social Ciane Zanella Mezzomo. Da Saúde, a assistente social Keli Altmann, a assessora técnica Débora Martins e a coordenadora de saúde mental Mariana Mazzarino. Pela Secretaria de Educação, a supervisora da educação inclusiva Caroline Vogel.

Acompanhe
nossas
redes sociais