Resquício da cheia permanece após 7 dias

Lajeado

Resquício da cheia permanece após 7 dias

Depois da enchente que desabrigou mais de 50 famílias, segue limpeza nas ruas

Resquício da cheia permanece após 7 dias
Lajeado

A administração municipal trabalha na limpeza das áreas atingidas pela enchente. Os serviços são realizados pela Secretaria de Agricultura (Saurb) desde sexta-feira, quando o leito do Rio Taquari baixou ao nível normal de 13 metros. Foram pelo menos três cargas só de sofás recolhidas de caminhão nesta semana na área conhecida como “Cantão do Sapo.”

De acordo com o secretário da Saurb, Marcos Salvatori, o tempo chuvoso do início da semana prejudicou o recolhimento de entulhos. Ontem, ele acompanhou o serviço de retirada da espessa camada de lama que ficou depositada por toda área do porto dos Bruder e parte da rua Oswaldo Aranha, junto à orla do Rio Taquari.

A Saurb utiliza maquinário pesado e caminhões no serviço. O secretário também verificou o local onde ocorreu desmoronamento junto à ciclovia da rua Oswaldo Aranha, nas proximidades do Porto dos Bruder. “Teremos que fazer como em outros locais que desmoronou. Depositar pedrões e concretar”, afirmou Salvatori.

Segundo ele, após a limpeza, o depósito de pedrões no local do desmoronamento será prioridade da Saurb. Em outro ponto localizado no bairro Carneiros, próximo a um açude particular na rua Pedro Ruschel Sobrinho, parte da via cedeu em um ponto onde houve instalação de tubos e aterro faz pouco mais de quatro anos. Há também problemas em uma ponte secundária em Conventos.

Sábado e domingo

Salvatori reitera que o recolhimento de entulhos, bem como a limpeza das ruas, calçadas e demais áreas públicas atingidas pela enchente do Taquari e seus afluentes, “vem sendo realizado diariamente desde o dia em que o nível do rio voltou ao normal, inclusive no sábado e no domingo.”

Segundo o secretário, duas equipes trabalham exclusivamente nesses serviços, com exceção dos dias de chuva. Ontem, por exemplo, estavam no Porto dos Bruder e no local denominado “Cantão do Sapo” e proximidades, onde por diversas vezes foram recolhidos entulhos.

Ainda de acordo com Salvatori, só nessa quarta-feira, 30, sofás foram retirados das ruas. “Acontece que, da mesma forma que o trabalho é diário por parte das equipes da Saurb, também é diário o abandono de lixo nas ruas daquela região. Por isso, pede-se paciência à população, já que outros locais também estão merecendo atenção.”

Acompanhe
nossas
redes sociais