O Legislativo inaugurou na noite de segunda-feira a Comenda Maria Ilse Hart. Criada por meio de um projeto em 2013, a distinção reconhece as mulheres que têm atuação relevante em benefício da comunidade.
A primeira agraciada com a homenagem foi a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela, Anelise Hausmann. Ela recebeu a honraria em sessão solene proposta pelo vereador Marco Aurélio Wermann (PV).
Uma das idealizadoras do evento Multimulher, Anelise é voluntária em dações de promoção do bem-estar social, em áreas como educação, saúde e ação social. Também tem destacada participação na Comunidade Evangélica Luterana.
Na Liga, cumpre o terceiro mandato como presidente e já ocupou outros cargos. Para Wermann, Anelise desponta como uma pessoa que reúne todas as prerrogativas sob as quais a comenda foi criada.
Integrante da entidade, a vereadora Lorena Hauschild falou sobre o trabalho voluntário da Liga. Segundo ela, a participação de Anelise não se resume ao cargo de presidente, e sim em estar presente diante da necessidade das pessoas assistidas pelo grupo.
[bloco 1]
Dedicação ao voluntariado
O prefeito Rafael Mallmann parabenizou Anelise pelo trabalho voluntário no município. A dedicação rendeu outros reconhecimentos ao longo dos anos. Em 2011, recebeu o título de Personalidade Voluntária do ano, por meio de voto popular. Três anos depois recebeu o troféu Destaque Lions Saúde.
Surpresa pela homenagem, Anelise se disse honrada por ser a primeira mulher a receber a comenda. “Quando fazemos um trabalho voluntário, não buscamos reconhecimento, mas sim ajudar alguém”, afirma. Segundo ela, estar à frente da Liga é uma grande responsabilidade, diante da importância e credibilidade da entidade.
Entre ações que lidera, estão eventos destinados a arrecadar recursos para manter os tratamentos e auxílios às pessoas carentes e vítimas da doença, como chás, vendas de camisetas, almoços comunitários, bazares e recolhimento de tampinhas de refrigerante.
No campo da prevenção, enfatiza a necessidade de exames periódicos de saúde em palestras e mobilizações, além de participar de campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul. Também prestigia encontros regionais e seminários estaduais da entidade, buscando o aperfeiçoamento em temas capazes confortar as pessoas mais vulneráveis.