Feira oportuniza conhecer  futuras áreas profissionais

Lajeado

Feira oportuniza conhecer futuras áreas profissionais

Mais de 6 mil alunos visitaram a Univates ontem

Feira oportuniza conhecer  futuras áreas profissionais
Lajeado
CCR-aviso-ponte

A transformação do contexto social é uma das pretensões do estudante do 3o ano do Ensino Médio, Tiago Maia de Souza, 21. O estudante da escola Erico Veríssimo acompanha faz três anos a Feira de Cursos da Univates. Segundo ele, o evento foi um espaço importante para definir a escolha profissional.

Ontem, ele e mais de 6,3 mil jovens acompanharam oficinas e conheceram áreas que poderão ingressar. Tiago pensa em cursar Filosofia, Sociologia ou Psicologia. “Sempre me identifiquei mais com essas matérias na escola. Mas na Feira essas áreas me conquistaram. Esses cursos me atraem pelo desejo de compreensão das pessoas e da mente humana.”

Segundo ele, se optar por Filosofia ou Sociologia, será professor. A escolha é pessoal e não por questões salariais diante da desvalorização da área. De acordo com ele, a aprovação da PEC 241 é um dos motivos que poderá direcioná-lo para psicologia. “Me senti bem impotente com a aprovação da PEC 241 e a desvalorização da educação.”

Tiago acredita que a psicologia pode ser um mercado promissor e capaz de auxiliar na solução de problemas enfrentados pela sociedade. “Vejo muitos jovens, da minha idade e mais novos, com vários problemas psicológicos. Isso ocorre por ‘pressão’ social, financeira, cultural, entre outros. Vejo, na verdade, o país caminhando para trás e, em um futuro próximo, esses problemas podem agravar.”

Estudantes de 100 cidades do RS conheceram cursos da universidade

Estudantes de 100 cidades do RS conheceram cursos da universidade

A feira

Com diferentes intenções, estudantes de mais de cem escolas do RS estiveram no câmpus da Univates para conhecer a estrutura, os cursos oferecidos, áreas de conhecimento e a estrutura da Instituição.

Eles foram recepcionados em frente ao Centro Cultural e puderam esclarecer dúvidas sobre as oportunidades de intercâmbio para 19 países e 32 instituições estrangeiras. Eles conheceram a Central de Carreiras e o serviço de Balcão de Empregos. Também acompanharam informações sobre opções de financiamento e puderam realizar a inscrição para o vestibular com 50% de desconto.

Pelo câmpus, nas salas de aula e laboratórios, os estudantes participaram de atividades práticas promovidas pelos cursos, como a oficina de atendimento de emergência e ressuscitação cardiopulmonar realizada pelo curso de Medicina.

Outras oficinas que ajudaram os estudantes a se familiarizarem com as suas futuras áreas de trabalho foram de odontologia estética, criação publicitária, educação postural, magia da alquimia, quiz da área de Direito, customização de moda, design imobiliário, tipagem sanguínea, entre outras.

Para auxiliar na escolha do curso, os alunos puderem fazer testes vocacionais, aplicados pelo curso de Psicologia, para ajudar na definição. Nas salas onde são oferecidos os testes, os alunos formaram filas para participar da atividade.

No total, foram apresentados 43 cursos de graduação e tecnológicos e 17 cursos técnicos com estandes. A 15ª Feira de Cursos da Univates ocorreu ontem, nos turnos da manhã e noite.

Acompanhe
nossas
redes sociais