Câmara de Vereadores de Arroio do Meio pode mudar para sede da Acisam

Arroio do Meio

Câmara de Vereadores de Arroio do Meio pode mudar para sede da Acisam

Associação ofereceu espaço para receber sessões do parlamento

Câmara de Vereadores de Arroio do Meio pode mudar para sede da Acisam
Arroio do Meio
oktober-2024

Os vereadores definem até o início de novembro a possibilidade de mudança de endereço do Legislativo. A Associação Comercial, Industrial e Serviços de Arroio do Meio (Acisam) protocolou um ofício no qual oferece para locação parte do prédio da entidade para a câmara de vereadores.

A reportagem tentou verificar com o presidente da câmara de vereadores, Paulo Volk, como está o andamento da proposta, mas não conseguiu resposta. Hoje os trabalhos do Legislativo de Arroio do Meio ocorrem junto à prefeitura.

A sede da Acisam passa por reformas desde 2015. O prédio histórico da década de 1950 passou por uma transformação. A estrutura antiga com partes em madeira foi substituída por piso em porcelanato, janelas com grades e forro em alvenaria rebaixado com gesso.

Conforme o presidente da entidade, Adaílton Cé, além do espaço para a câmara, o prédio vai comportar a parte administrativa da Acisam e oferecer a associados e comunidade área para reuniões e eventos. No segundo pavimento, um auditório para 80 pessoas estará disponível para palestras, casamentos e apresentações artísticas.

A reforma custou pelo menos R$ 550 mil. A viabilização da obra ocorreu por meio do auxílio financeiro do governo municipal e de empresas parceiras. A inauguração ocorre no dia 2 de dezembro.

Espaço Legislativo

Parte do prédio foi destinada para áreas específicas ao trabalho dos parlamentares. De acordo com o ofício encaminhado pela Acisam, o espaço tem área total de 166,35 metros quadrados com quatro salas e banheiros feminino e masculino.

O documento específica que o espaço já foi “informado verbalmente a todos os vereadores, mediante contrato de locação por prazo indeterminado.” O projeto de reforma do prédio prevê fachada com identificação da câmara.

Segundo Cé, a estrutura destinada para o Legislativo oferece melhores condições de trabalho aos parlamentares. Uma das salas, por exemplo, vai possibilitar espaço para secretaria. Uma sala maior será destinada ao plenário. A área é maior em relação à original. Uma será destinada à presidência e outra para reuniões entre vereadores ou para atender população e correligionários.

Além disso, o local tem acessibilidade, uma característica fundamental e necessária. “A câmara de vereadores está no segundo andar da prefeitura. A acessibilidade é um problema que eles terão de enfrentar e precisão resolver. Nós estamos oferecendo um espaço que possui essas características.”

O prédio da Acisam, com a reforma, conta com rampa para cadeirantes e também com elevador para o segundo andar. O local tem luminárias de LED, para economizar energia.

O auditório para o plenário possui ar-condicionado instalado. A Acisam será responsável pelo videomonitoramento da área comum e circulação externa do prédio. Além disso, as instalações internas estão preparadas para receber sistema de monitoramento e alarmes.

A câmara de vereadores fica no segundo andar da prefeitura, que não tem elevador. Tem uma sala, que comporta poucas pessoas, para as sessões, e outra menor, para a secretaria. Os vereadores não têm gabinetes.

Acompanhe
nossas
redes sociais