Líderes comunitários recebem homenagens

Vale do Taquari

Líderes comunitários recebem homenagens

Propostas destacam trabalho voluntário de Hugo Thomas, José Henz e Cleno Nyland

Líderes comunitários recebem homenagens
Vale do Taquari
oktober-2024

Três projetos de lei foram elaborados pelos vereadores das duas cidades com o objetivo de homenagear os líderes comunitários pelo trabalho voluntário prestado aos municípios.

Em Santa Clara do Sul, a bancada do PMDB e PTB sugeriu denominar de Hugo Aldino Thomas a via antes chamada de Rua F, no Loteamento Baldoino Goergen. A mudança foi aprovada na semana passada, na presença de familiares. Filho de José e Catharina Federhen Thomas, Hugo nasceu em 11 de abril de 1914 e morreu em 30 de maio de 1998. Era casado com Johanna Beuren Thomas, com quem teve cinco filhos: Nilson, Germano, Heitor, Leane e Lenize. Exerceu a profissão de agricultor como atividade principal, nas terras às margens da estrada para Nova Santa Cruz.

Hugo era músico e participou de uma banda com os irmãos Bruno, Ervino e Arno. Também integrou o coral local por mais de 50 anos. Líder comunitário e membro ativo de eventos e trabalhos no município, integrou a comissão de festejos do centenário de Santa Clara do Sul, assim como da construção do ginásio comercial de Santa Clara (CNEC) e do Salão Paroquial.

Representando a família, o filho mais velho, Nilson, disse que todos estão honrados com a homenagem. “É mais um marco histórico para toda cidade.”

Ponte José Henz

Os vereadores da bancada do PP, de Mato Leitão, sugerem que a nova ponte em construção sobre o arroio Sampaio, na divisa com Santa Clara do Sul, receba o nome de Ponte José Henz.

Justificam a homenagem pelo trabalho voluntário prestado na comunidade de Sampaio e nas entidades lá estabelecidas – nas quais ele integrou a diretoria e foi sócio-fundador – Apsat, Assoessa, Associação Hídrica Travessão, Associação de Telefonia Pro Desenvolvimento de Sampaio, clubes de bolão e futebol. Henz morreu no dia 3 de março de 2015. Era casado com Clair, com teve teve um filho. Exercia a profissão de agricultor.

A estrutura foi destruída após um temporal ocorrido em junho de 2014. Na noite, o agricultor estava nas imediações quando a ponte ruiu e avisou as demais famílias para auxiliar no fechamento das vias de acesso e evitar acidentes.

O vereador Arcênio Maldaner (PMDB) propõe denominar de Travessão Cleno Nyland a via que começa no Acesso 20 de Março (Agroindústria Friestos) e segue até a estrada geral de Santo Antônio, proximidades da RSC-453. Ex-vereador e líder comunitário, Nyland morreu em 8 de julho de 2005.

Nyland integrou a comissão do plebiscito de emancipação e diretorias de entidades culturais e esportivas de Boa Esperança Alta. No primeiro pleito, elegeu-se vereador pelo PDT com 61 votos. Em 1999, atuou como secretário da Agricultura no governo de Carlos Alberto Bohn.

Acompanhe
nossas
redes sociais