Lajeadense promove intercâmbio com atletas

Categorias de base

Lajeadense promove intercâmbio com atletas

Três norte-americanos e dois equatorianos treinam nas categorias de base do alviazul

Lajeadense promove intercâmbio com atletas
Lajeado

Depois de receber um atleta marroquino em 2014 e um chinês em 2012, as categorias de base do Lajeadense abrigam nesta temporada três norte-americanos e dois equatorianos. Eles treinam desde o início do ano e devem permanecer para a próxima temporada.

Segundo o coordenador da escolinha Felipe Kssesinski, o intercâmbio iniciou no começo do ano, quando dois atletas ficaram em um período curto de estágio, entre eles, Dalwin Granados, 19, que veio lesionado e se tratou em Lajeado.

No começo deste semestre, Granado, o irmão Johan, 15, e o amigo Wilmer Escobar Júnior, 17, pediram liberação do São José e Cruzeiro, onde treinavam, para jogar em Lajeado.

Conforme Kssesinski, os jogadores moram no centro de Lajeado e estudam no Colégio Sinodal, em Conventos. Por não terem vínculo profissional, eles não podem disputar as competições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol, jogando somente as não oficiais. “O planejamento é que eles fiquem até dezembro, saiam de férias e retornem no próximo ano, realizando toda a temporada conosco.”

O clube também tem dois atletas equatorianos na categoria júnior. Trata-se de Madison Julio, 19, e Luís André, 20. “Tivemos a procura de dois australianos, mas como eram sub-20 e o grupo já estava inchado não tivemos interesse.”

Kssesinski relata que o intercâmbio pode se tornar algo atrativo para o clube. “Além da visibilidade, isso pode se tornar uma boa fonte de renda para o clube.”

[bloco 1]

Atleta convocado para a seleção

Além da cidadania norte-americana, Escobar e os irmãos Granados podem atuar por El Salvador em virtude da origem dos pais. Na semana passada, Johan viajou para fazer testes na seleção sub-17 de El Salvador. Se for aprovado, deve integrar o time que disputará as eliminatórias para o mundial da categoria.

Com português fluente, Johan relata que o intercâmbio está sendo uma experiência boa e que pretende permanecer em Lajeado na próxima temporada para conhecer melhor o futebol brasileiro e se garantir na Seleção de El Salvador. “Aqui tem muita qualidade, os trabalhos são mais técnicos e táticos, estou aprendendo muito.”

Acompanhe
nossas
redes sociais