MEC autoriza curso  de Ciências Contábeis na La Salle de Estrela

Estrela

MEC autoriza curso de Ciências Contábeis na La Salle de Estrela

Faculdade oferecerá 40 vagas par o curso em 2017

MEC autoriza curso  de Ciências Contábeis na La Salle de Estrela
Estrela

A Faculdade La Salle oferta Ciências Contábeis no vestibular de verão. O início das atividades ocorrerá no primeiro semestre de 2017, com autorização do Ministério da Educação. A instituição oferece 40 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo site ou secretaria até o dia 1º de dezembro.

O curso terá duração de oito semestres e começou a ser projetado pelo professor e contabilista Claudir Luís da Silva no início do ano. “Foi planejado e desenvolvido com o propósito de atender as necessidades do mercado de trabalho e as normas legais estabelecidas nas Diretrizes Nacionais dos Cursos de Ciências Contábeis.” Silva será o coordenador.

Segundo ele, o objetivo é formar um profissional qualificado para o exercício legal da profissão. Além disso, pretende estimular o espírito crítico e apurado, senso analítico, potencial empreendedor e de visão estratégica, capacitando-o para a prática das decisões.

A ênfase na formação é preparar o profissional a ajudar a traçar planos de investimento em uma organização, atuar na área tributária ou financeira, de recursos humanos ou na perícia contábil. Ele pode trabalhar em escritórios de contabilidade, atendendo pequenas e médias empresas que terceirizam o setor contábil, ou abrir seu próprio negócio. “Algumas atividades são exclusivas desse profissional, como a auditoria e as perícias contábeis.”

O curso

No primeiro ano, o aluno contará com disciplinas introdutórias. Para o segundo ano, as disciplinas são preparadas para uma formação técnica e gerencial, com teorias direcionadas às atividades do trabalho. Somente no terceiro ano, as aulas de auditoria e perícia são iniciadas, possibilitando que o aluno aplique seus conhecimentos teóricos em suas vivências práticas.

Mercado de trabalho

Conforme Silva, o mercado de trabalho é amplo em função de uma legislação tributária muito complexa. “Desde 2010, a contabilidade vem passando por transformações num processo de adaptação das normas contábeis locais para os padrões internacionais, novidades essas que colocam o profissional em evidência no mercado.”

Por causa disso, ele acredita que o curso terá ampla procura. O cenário econômico frágil que o Brasil apresenta também contribui para as empresas buscarem tais profissionais.

Mercado regional

Para o responsável pela Delegacia Regional do CRCRS, de Lajeado, Dani Petry, o acréscimo de mais uma instituição, formando profissionais para a área, será comportado pelo mercado. Conforme ele, a formação oferece uma ampla gama de oportunidades de atuação.

“A partir do curso, é possível participar de diversos concursos públicos e também trabalhar em empresas, inclusive em cargos de chefia. Esse é um curso que garante uma visão bastante ampla nas questões econômicas.”

Hoje os estudantes dos primeiros semestres são absorvidos pelo mercado. Segundo Petry, isso simboliza que o mercado ainda tem espaço para novos contabilistas. “A conhecimento teórico, adquirido pelos estudantes, tem possibilitado a aplicação de forma prática dentro dos escritórios. Esperamos que o novo curso da La Salle tenha o mesmo perfil dos oferecidos por outras instituições e se sobressaia em qualidade.”

Profissionais

Dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apontam que no Brasil existem mais de 535 mil profissionais registrados e 56 mil organizações contábeis. Na delegacia Regional de Lajeado, que abrange 14 municípios, estima-se que mais de 450 profissionais com curso superior e técnico atuem. Entre os municípios de abrangência do Sincovat, são de 1.100 a 1.200 com registro no Conselho Regional de contabilidade.

Desde 2015 somente os bacharéis podem obter o registro profissional para atuar no setor. Antes, técnicos em Contabilidade também podiam solicitar o documento. Para obter o registro profissional e exercer a profissão, o recém-formado deve prestar o Exame de Suficiência da Classe Contábil, obrigatório desde 2011. Para se inscrever na prova, é preciso ter concluído o curso ou estar cursando o último ano da graduação.

Vestibular

O processo seletivo da Faculdade La Salle de Estrela ocorre no dia 3 de dezembro (sábado), das 13h30min às 16h30min. Os candidatos terão três horas para fazer a prova de redação. As inscrições estão abertas mediante uma taxa de R$ 30. Elas podem ser feitas até o dia 1º de dezembro pelo www.lasalle.edu.br/faculdade/estrela até as 24h. Na secretaria, as inscrições encerram às 17h do dia 2 de dezembro. A La Salle oferece oito cursos de graduação e tem como diferencial cursos focados em gestão. Eles estão autorizados e reconhecidos pelo MEC com nota 4.

Acompanhe
nossas
redes sociais