Informação sobre férias coletivas nas creches provoca impasse

Lajeado

Informação sobre férias coletivas nas creches provoca impasse

Secretaria de Educação teria orientado diretores a avisar pais

Informação sobre férias coletivas nas creches provoca impasse
Lajeado

A direção da Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho da Alegria refuta a informação de ter encaminhado aos pais comunicado sobre o fechamento do educandário em janeiro. As férias coletivas haviam sido determinadas pela Secretaria de Educação (SED) e informadas aos diretores e funcionários durante reunião no dia 18 (terça-feira).

Na ocasião, integrantes da SED falaram com os professores sobre o cancelamento do Programa Creche 12 Meses, por se tratar de uma política do atual governo. A equipe das escolas também foi orientada a comunicar os pais sobre o período de férias coletivas a partir do dia 2 de janeiro.

Conforme a gestora da Cantinho da Alegria, Denise W. Bruxel, na tarde dessa quinta-feira, um memorando da Secretaria de Educação mudava a postura do que foi pedido na reunião. No texto, diz a professora, a SED solicitava o cancelamento do envio dos bilhetes aos pais, sob justificativa de que a continuidade do programa do governo de Luís Fernando Schmidt estava condicionada à análise do próximo gestor, o eleito Marcelo Caumo.

Na edição dessa sexta-feira do A Hora, foi divulgado que a escola Cantinho da Alegria havia enviado um bilhete aos pais. Na publicação, consta que o procurador-geral do município, Juliano Heisler, afirma que o comunicado enviado aos pais de alunos da referida escola do bairro Universitário foi só um equívoco da direção.

De acordo com Denise, apesar da orientação da SED de comunicar os pais sobre fechamento das escolas em janeiro, ela decidiu não encaminhar o bilhete às famílias. “Eu sempre fui muito cautelosa. Resolvi aguardar para ver como a próxima gestão do município iria se posicionar.”

A reportagem teve acesso a dois bilhetes encaminhados pelas direções das escolas Espaço Criança, do bairro Florestal, e Cantinho Infantil, no Alto do Parque. Nas mensagens, constam o fechamento dos educandários em janeiro (veja acima).

Atual governo organiza continuidade

Conforme o procurador Heisler, pode ter havido uma falha por parte da Secretaria de Educação ao pedir para as direções das escolas encaminharem o bilhete sobre o fim do Creche 12 Meses aos pais. “O município não vai cancelar o programa. Para nós, no setor jurídico, chegou a informação que o comunicado havia partido da escola do bairro Universitário. Eu não tinha conhecimento de outras escolas.”

Segundo ele, ainda que os educandários do bairro Florestal e do Alto do Parque tenham informado os pais sobre as férias coletivas em janeiro, essa não é uma decisão oficial da atual administração. “Essa informação foi ratificada ontem. O programa não vai ser cancelado. Passamos dados sobre o Creche 12 Meses ontem para integrantes da transição.”

De acordo com Heisler, o atual governo se reuniu na manhã dessa sexta-feira para tratar sobre o programa. No encontro, determinaram a continuidade do programa. “Vamos deixar tudo organizado e pronto.”

Prefeito eleito avalia projeto

Marcelo Caumo esteve na redação do A Hora nessa sexta-feira. Segundo ele, a equipe de transição analisa os dados sobre a continuidade do atendimento nas creches durante os 12 meses. Em um primeiro momento, afirma, as escolas infantis manterão o programa instituído pelo governo de Schmidt. Ele garantiu que a definição sobre a polêmica deve ser informada nesta terça-feira.

Direito de resposta

“A Escola Municipal de Ensino Infantil Cantinho da Alegria declara de forma veemente que não enviou comunicado sobre as férias de verão dos alunos, conforme publicado na edição de hoje (sexta-feira) do Jornal A Hora. Além disso, lamenta e questiona a divulgação nominando a escola sem que houvesse sido contatada para dar sua versão a respeito, podendo ter evitado o equívoco.

A escola esclarece que as informações referentes ao recesso e férias de janeiro somente serão repassadas após definição da Secretaria de Educação, a qual orientou os gestores dos educandários, via e-mail, na tarde de ontem (dia 20 de outubro, quinta-feira), a aguardar o posicionamento da nova administração para só então comunicar aos pais.”

Denise Weizenmann Bruxel, diretora

Acompanhe
nossas
redes sociais