Festival de cinema  destaca pontos turísticos do RS

Comportamento

Festival de cinema destaca pontos turísticos do RS

Evento será realizado em março de 2017 e recebe inscrições de curta-metragens até novembro. Na Mostra Não Competitiva, serão exibidos filmes produzidos por Lauro Bergesch e sua equipe, que mostram as belezas do estado

Festival de cinema  destaca pontos turísticos do RS
Lajeado

Motivado pela vontade de mostrar as belezas do estado ao país, o empresário lajeadense Lauro Bergesch criou o primeiro Festival de Cinema de Lajeado. O evento ocorrerá em março de 2017, no Teatro do Centro Cultural Univates, mas as inscrições estão abertas a quem quiser participar e concorrer aos prêmios de curta-metragens.

Até agora, são mais de cem filmes inscritos de todo o Brasil. Desses e dos que ainda virão, 50 serão pré-selecionados e exibidos durante os três dias de festival. Para cumprir a tarefa de escolher a dedo os melhores, a bancada de jurados é composta por grandes nomes do audiovisual gaúcho, cujos nomes ainda não foram revelados.

Na primeira edição, o festival se concretiza como um sonho de Bergesch. Nestes primeiros meses, ele é o único investidor, mas a equipe busca agora apoio e parceria de empresas. A intenção é captar recursos para transformar o festival um evento reconhecido no cenário gaúcho de cinema.

O reconhecimento da Ancine (Agência Nacional do Cinema) dá credibilidade ao 1º Festival de Cinema de Lajeado. A agência tem como objetivo resgatar o cinema brasileiro, ao auxiliar na produção cinematográfica nacional. Isso coloca o festival na vitrina do cinema brasileiro.

[bloco 1]

Amor pela terra gaúcha

A ideia inicial do Festival de Cinema de Lajeado surgiu ainda longe dos filmes, com outro tipo de mídia. As fotografias feitas por Bergesch, junto da fotógrafa Fernanda Carvalho, retratavam as belezas da região. Não demorou para começarem a fazer vídeos. Sábados, domingos e feriados. Qualquer momento era aproveitado para coletar o material. “Ela me perguntava o que faríamos com aquilo. Eu não sabia ainda, mas respondi que um dia iríamos aproveitar”, lembra Bergesch.

Primeiro, resolveram lançar um livro com os materiais, que foi traduzido para outros cinco idiomas. Depois, veio a ideia de fazer um DVD, que compreendia pontos turísticos de Arvorezinha até Porto Alegre. O lançamento do segundo livro com a temática, intitulado Exportando Belezas, aumentou a vontade de conhecer melhor o resto do estado.

Para dar conta de cobrir a maior parte do RS, Bergesch decidiu ampliar a equipe. Passaram por Montenegro, Itapuã, em direção a Viamão, Sapiranga e Campo Bom. “Desses locais, são quatro milhões de pessoas que podem usufruir desse trabalho para conhecer melhor o local onde vivem.” O passo seguinte foi seguir para a Serra Gaúcha.

Em seis meses, estavam com o levantamento dos pontos turísticos em mãos, desde Poço das Antas até os cânions. Na Região das Missões, cobriram 79 municípios, começando em Ametista do Sul e terminando em São Borja.

Dois livros devem ser finalizados até o fim deste ano, e serão lançados durante o 1º Festival de Cinema de Lajeado. Um dos filmes já foi finalizado, e tem um pouco mais de 30 minutos. O material completo consiste em quatro livros, quatro filmes e 20 músicas. “É uma inciativa diferente de tudo que já foi feito”, considera Bergesch.

Esses filmes farão parte da Mostra Não Competitiva que ocorre durante o festival em uma das telas. A outra será dedicada aos curta-metragens da Mostra Competitiva, que concorrem aos prêmios. “O objetivo é ter um espaço específico para mostrar o RS para o resto do país.” Para Bergesch, a expectativa é grande. “A equipe toda está se empenhando para fazer um evento especial.”

Inscrições

A Mostra Competitiva do 1º Festival de Cinema de Lajeado recebe inscrições até o dia 19 de novembro, pelo festivaldecinemadelajeado.com.br ou pelos correios. De maneira gratuita, podem participar pessoas físicas, profissionais ou amadoras. Cada concorrente pode inscrever até dois trabalhos de curta-metragem, como realizador ou diretor.

Os filmes podem ser produzidos em coautoria, mas devem ser inscritos no nome de apenas uma pessoa. As obras devem ter até 25 minutos, incluindo os créditos, e devem ter sido ser produzidas entre janeiro de 2014 e a data de inscrição. Os filmes em outros idiomas devem ser legendados ou dublados em português. Após a inscrição, alterações não serão aceitas.

A pré-seleção dos filmes ocorre a partir de 21 de novembro. Nessa etapa, serão selecionados, no mínimo, 50 filmes. Os melhores pontuados na Mostra Competitiva serão exibidos durante o festival. O trabalho de seleção será finalizado até 21 de dezembro. A lista dos classificados para a fase eliminatória será divulgada em 4 de fevereiro, na página do festival do Facebook e por e-mail, para o inscrito. O festival não aceita inscrições de filmes institucionais ou publicitários.

Programação

As primeiras atividades do 1º Festival de Cinema de Lajeado iniciarão na quinta-feira, 30 de março, às 8h45min, no Teatro do Centro Cultural Univates. O evento terá a apresentação dos jurados e exibição do spot do festival. Em seguida, surgem na tela os primeiros filmes selecionados, até as 11h30min. A reabertura ocorrerá às 14h e vai até as 17h.

A solenidade oficial de abertura será realizada a partir das 19h15min, com apresentações culturais e exibição da Mostra Não Competitiva, restrita a filmes feitos por convidados e documentários desenvolvidos pela comissão organizadora.

Quatro canções compostas pelo idealizador do evento, Lauro Bergesch, e o músico Max Lima serão apresentadas. As músicas tratam sobre as regiões ressaltadas na Mostra Não Competitiva Exportando Belezas: Missões, Serra Gaúcha, Grande Porto Alegre e Vale do Taquari. Os filmes serão ainda abordados durante as discussões.

Os debates entre diretores e jurados ocorrerão na quinta e sexta-feira, na Cafeteria do Teatro da Univates. A programação de exibição dos filmes será nos mesmos horários nos dias 31 de março e 1º de abril. Na sexta-feira, a partir das 23h, ocorrerá a Sessão Adulta, na qual são apresentados filmes da Mostra Competitiva não recomendados para menores de 18 anos.

O encerramento do 1º Festival de Cinema de Lajeado ocorrerá no sábado, a partir das 20h. Após o show cultural, com artistas da região, serão anunciados os vencedores da mostra. Os filmes campeões serão exibidos na sequência.

Acompanhe
nossas
redes sociais